Desde que o Axie Infinity (AXS) começou a circular no mercado, sua função principal sempre foi servir como moeda de governança e garantir que seus detentores participassem na tomada de decisões do jogo.
Nesta jornada de quatro anos que o Axie Infinity percorreu para se tornar o jogo play-to-earn mais famoso do mundo, a moeda nunca cumpriu esse papel.
Agora, a empresa que criou o Axie Infinity, Sky Mavis, parece estar se abrindo para descentralizar o jogo.
Em uma carta enviada aos jogadores na quinta-feira (24), a companhia afirmou que vai iniciar uma “descentralização progressiva” que, entre os objetivos principais, está entregar à comunidade o controle sobre o tesouro comunitário de mais de US$ 1 bilhão em AXS que compõem a reserva do projeto.
“Projetamos o Tesouro para estar sob a influência direta de todos os detentores de Axie Infinity Shards (tokens AXS). Isso significa que, no futuro, esperamos que os detentores governem como esses recursos são usados”, diz a nota.
Embora esse dinheiro pertença à comunidade, ele é administrado pela Sky Mavis. A empresa acredita que desbloquear os fundos antes que o ecossistema esteja sólido o suficiente, pode resultar em danos de longo prazo. Portanto, a descentralização e a passagem desses fundos deverá acontecer de forma progressiva.
A notícia teve um impacto positivo no preço do AXS que chegou a valorizar 12% nas últimas 24 horas e atingiu um pico diário de US$ 73 na manhã desta sexta (25), segundo o CoinGecko.
Como será a descentralização do Axie Infinity
Para iniciar essa passagem de poder, a empresa vai intensificar a consulta de jogadores sobre decisões como jogabilidade e equilíbrio econômico do ecossistema.
O objetivo dessa ação é familiarizar a comunidade com a expectativa de envolvimento e identificar jogadores com interesse pela governança.
Um dos principais problemas que a Sky Mavis enfrenta em descentralizar é encontrar uma forma de impedir que grandes baleias que detém enormes quantias de AXS (token que garante o direito de voto em tomadas de decisão), imponham seus interessantes frente aos de um número maior de detentores com menos capital.
Para impedir que esse cenário se concretize, a empresa traçou três planos principais: implementar uma “pontuação Axie” como um modificador de peso de votação. Isso vai permitir que as contribuições de um jogador ao ecossistema também sejam levadas em consideração na hora do voto, além da quantia de AXS que ele detém.
O segundo ponto é criar um conselho formado por especialistas que vão garantir uma variedade de opiniões e recomendações para criar as estruturas de propostas que irão para votação.
Leia Também
O último plano é aplicar o modelo de votação quadrática desenvolvido por Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, onde os eleitores têm poder de voto diferenciados.
“Por exemplo, apostar AXS pode fazer com que o poder de voto não transferível seja acumulado para o usuário ao longo do tempo e esse poder de voto seria queimado quando usado para efetuar o resultado de uma proposta. Isso cria uma dinâmica de mercado em torno do voto”, explicou a Sky Mavis.
As fases rumo à descentralização
A empresa compartilhou um conjunto de critérios e fases que serão implementadas a partir de agora para avançar em direção à descentralização.
Na fase 1, a Sky Mavis continua gerenciando o desenvolvimento de produtos e o tesouro da comunidade — que permanecerá intocável. A empresa vai formar um conselho em torno de tópicos importantes, como jogabilidade, equilíbrio econômico e desenvolvimento cultural.
Nesse momento, a empresa também vai testar o modelo de governança com propostas de menor impacto.
O critério estabelecido para avançar para a segunda fase da descentralização será atingir 10 milhões de jogadores ativos e consolidar uma taxa de crescimento semanal de 5% desse número por seis meses consecutivos.
Passando para a fase 2, certas decisões importantes sobre produtos serão tomadas por meio de um processo formal de governança on-chain.
A Sky Mavis continua gerenciando o tesouro, mas dessa vez, com contribuições e votação de pequeno impacto da comunidade. O critério para avançar para a terceira fase será determinado no futuro em votação.
Finalmente na fase 3, o tesouro passa a ser administrado pela comunidade, bem como os ajustes da economia do jogo e de produtos do ecossistema.
“No final de um processo de descentralização, o coletivo tem a responsabilidade primária de guiar uns aos outros, pois todos trabalham para avançar na missão bem definida da comunidade”, finaliza o comunicado.
Portal do Bitcoin Summit
O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/