Imagem da matéria: Axie Infinity: como mudanças na economia estão tentando evitar o colapso do jogo
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Axie Infinity, o jogo desenvolvido no Ethereum, é um grande sucesso, popularizando o modelo de jogos “play-to-earn” enquanto lucra quase US$ 4 bilhões em volume negociado de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês).

Mas o auge do ano passado abriu caminho para quedas no preço do token e dos NFTs, colocando todo o modelo play-to-earn em dúvida. Agora, criadores do Axie anunciaram mudanças criadas para ressuscitar sua economia enfraquecida.

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Na última quinta-feira (3), a criadora Sky Mavis anunciou uma série de mudanças econômicas que serão lançadas com a próxima 20ª temporada do Axie.

Basicamente, o jogo para PC e dispositivos móveis irá distribuir menos tokens de recompensa Smooth Love Potions (SLP), concedidos aos jogadores que completam missões diárias e níveis no modo aventura, e migrar mais o foco para recompensar batalhas on-line em arenas.

Após o anúncio, o token de governança do Axie Infinity (AXS) chegou a disparar 40%. Na manhã desta terça-feira, é negociado a US$ 65,07, com uma queda de 5,9% em 24 horas, segundo o Coingecko.

Axie Infinity é um jogo de batalha de monstrinhos desenvolvido em torno de NFTs. NFTs são recibos desenvolvidos em blockchain que comprovam propriedade de um item digital (no Axie, são monstrinhos coloridos que você pode criar e colocar para lutar).

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Cada NFT Axie custa dinheiro e é preciso comprar três deles para conseguir jogar, mas você irá ganhar recompensas em token por jogar.

Esse modelo único play-to-earn surgiu quando Axie Infinity foi lançado em 2018, mas o jogo desenvolvido no Ethereum explodiu em popularidade em 2021 após lançar seu sidechain Ronin, que torna transações mais rápidas e baratas.

O modelo “play-to-earn” resultou em programas de “bolsas” liderados pela comunidade, que faz com que holders de NFT aluguem seus Axies a jogadores (principalmente em países em desenvolvimento) em troca de uma parte do lucro das recompensas por token.

Esse crescimento impulsionou o interesse e a demanda do jogo, resultando em uma explosão de hype em torno do Axie Infinity em 2021.

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Rapidamente, Axie Infinity estava gerando mais de US$ 1 bilhão em volume negociado de NFTs mensalmente, conforme o token de recompensas SLP disparou para uma alta de quase US$ 0,40 em agosto e o token de governança AXS atingiu uma alta recorde de US$ 165 em novembro.

Com quase US$ 4 bilhões em volume total negociado de NFTs até hoje, Axie Infinity é o projeto NFT mais bem-sucedido de todos os tempos.

No entanto, esse impulso começou a sumir no fim do ano passado.

SLP caiu abaixo de US$ 0,10 em setembro e continuou caindo, recentemente, sendo negociado a frações de um centavo. Isso pôs pressão nos diversos programas de bolsa direcionados pela comunidade e os grupos (ou “guilds”) que os operam.

AXS também perdeu quase 60% de seu valor desde sua alta recorde.

E o volume de NFTs negociados despencou nos últimos meses, caindo de quase US$ 754 milhões em novembro para US$ 301 milhões em dezembro e US$ 126 milhões em janeiro. E isso acontece em meio ao auge do amplo mercado NFT.

Enquanto isso, o mercado do Axie Infinity mostra que NFTs Axie para iniciantes estão sendo vendidos a US$ 30, em comparação a US$ 200 ou mais em 2021.

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Os próprios dados da Sky Mavis mostram uma queda no número de jogadores diários nas últimas semanas, mas não é tão dramática quanto outros números sugerem.

Em 31 de janeiro, Axie Infinity tinha menos de 2,2 milhões de usuários diários ativos, segundo a Sky Mavis em comparação a um auge de mais de 2,7 milhões em novembro de 2021.

Jeff Zirlin, fundador do Axie Infinity, esclareceu ao Decrypt que os números internos de jogadores são coletados do mecanismo Unity do jogo e, assim, são baseados no número médio de usuários que abrem o jogo todos os dias.

Por que a economia do Axie Infinity está desmoronando? A Sky Mavis acredita que é principalmente devido à inflação do token SLP, pois a quantia de SLPs criados todos os dias é quatro vezes maior que a quantia queimada por meio do processo de criação de Axies.

Para solucionar isso, Axie Infinity irá distribuir bem menos SLP, removendo-o completamente do modo de aventura “single player” e removendo recompensas para aventuras (ou “quests”) diárias.

“Acreditamos que essas mudanças econômicas vão permitir que comecemos a endireitar esse navio e colocar a economia na direção correta”, disse a Sky Mavis na última quinta-feira.

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Em uma discussão no Twitter Spaces na sexta-feira (4), Zirlin sugeriu que a equipe de desenvolvimento significativamente expandida não está hábil o suficiente para solucionar esses problemas recentemente. “Essa mudança deveria ter sido feita muito antes”, tuito.

Brycent, um streamer popular de jogos play-to-earn na Twitch e fundador do guild Loot Squad, disse ao Decrypt que o rápido crescimento do jogo e o “dinamismo positivo” do ano passado foi muita coisa em pouco tempo.

“Esse dinamismo acabou sendo sua ruína”, explicou. “Axie, de uma perspectiva de jogabilidade e economia, não estava pronto para esse nível de adesão em massa.”

Existe muita emoção envolvida no Axie Infinity e, embora isso seja verdade para comunidades de jogos, o investimento monetário só parece amplificar as coisas em jogos cripto.

Jogadores investiram dinheiro em ativos NFTs que rapidamente depreciaram enquanto outros podem ter dependido do modelo play-to-earn para obter seu sustento.

Brycent afirma que está otimista de que as mudanças vão ajudar a decrescente economia do Axie a dar a volta por cima, mas é fundamental pensar no longo prazo sobre o jogo e seu ecossistema em expansão.

“Axie revolucionou o movimento play-to-earn e acredito que a equipe irá garantir que façam o que for melhor para a sustentabilidade a longo prazo da economia, dos jogadores e da comunidade como um todo”, afirmou.

“Imagino e desenvolvo [pensando] no longo prazo, então movimentações de preço a curto prazo não mudam o que estamos desenvolvendo no Loot.”

Axie Infinity possui um roteiro de desenvolvimento (ou “roadmap”) para o futuro, que inclui o lançamento de um sistema de batalhas “Origin” mais robusto, acrescentando jogabilidade em torno de terrenos NFT e lançando “Axies para iniciantes” gratuitos para integrar pessoas ao jogo sem que façam um investimento imediato.

A Sky Mavis também tem bilhões de dólares em tokens AXS para possivelmente incentivar players nos próximos anos.

Rich Cabrera, fundador do guild Ready Player DAO, para o Axie Infinity, contou ao Decrypt que ele considera as mudanças recém-anunciadas como uma das primeiras etapas necessárias para solucionar os problemas econômicos do jogo.

“Não acredito que essas mudanças vão solucionar os problemas como estão, mas um passo é cortar a emissão, então eu concordo com isso”, disse.

Ele destaca uma necessidade de mais utilidade para tokens SLP além da criação dos Axies, então mais tokens podem ser queimados e removidos de circulação.

A Sky Mavis sugeriu inúmeras ideias relacionadas a queimas no roteiro mais recente, incluindo novas opções do jogo e torneios de adesão. Cabrera acredita que tais recursos vão “determinar o futuro da economia”.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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