Os desenvolvedores do Ethereum anunciaram na quinta-feira (15) que a fase de testes da atualização London foi um sucesso e que as novas melhorias já estão prontas para serem ativadas na rede principal. O hard fork acontecerá no bloco 12.965.000 do ETH, previsto para ser minerado entre os dias 3 e 5 de agosto.
Na publicação oficial, o Ethereum Foundation avisou que os mineradores e os operadores de nodes devem atualizar o software para uma versão compatível com o London. Já os usuários comuns que possuem ou negociam ether, não precisam fazer nada para a chegada da atualização.
O hard fork introduz cinco novas Propostas de Melhorias do Ethereum (EIP, na sigla em inglês) e é uma das atualizações mais aguardadas pela comunidade já que promete derrubar o custo da rede. A melhoria responsável por isso é a polêmica EIP-1559 que mudará o destino das tarifas cobradas durante as transações.
Novo sistema de taxas
Atualmente, os mineradores são recompensados com o ether recém-minerado, mais as taxas de gas pagas pelos usuários. Com a chegada da EIP-1559, no entanto, as taxas deixam de ir para os mineradores e passam a ser ‘queimadas’ automaticamente, tirando para sempre aqueles tokens de circulação.
A medida é positiva porque resulta em uma pressão deflacionária, diminuindo a oferta de moedas no mercado — o que na teoria pode ajudar na valorização do ETH.
O ponto central é que agora a estrutura de taxas será cobrada automaticamente pela rede, e não será mais responsabilidade dos mineradores determinarem os custos das transações.
Atualmente o Ethereum funciona como um leilão, quanto maior a taxa de gas paga por um usuário, maior a chance da sua transação ser agrupada no próximo bloco. O problema é que com o uso intenso do ecossistema do ETH, esse formato deixa a rede lenta e cara.
Com a chegada do EIP-1559, os usuários pagarão apenas uma taxa básica. No entanto, ainda existirá um mecanismo de gorjetas para dar a opção do trader recompensar um minerador para agilizar a sua transação.
O hard fork de agosto traz mais quatro melhorias — EIP-3198, EIP-3529, EIP-3541, EIP-3554 — que vem para tornar a rede mais estável e eficiente, além de expandir o novo sistema de taxas para os contratos inteligentes.
No comunicado desta quinta, o Ethereum Foundation anunciou também que dobrou as recompensas oferecidas aos participantes da comunidade que encontrarem vulnerabilidades relacionadas à atualização London, até que ela seja ativada na rede em agosto.