Imagem da matéria: Atualização do Bitcoin que irá revolucionar protocolo será finalizada no sábado; entenda
Foto: Shutterstock

A atualização mais importante que o bitcoin recebe em quatro anos está prestes a ser confirmada neste final de semana uma vez que 98,3% dos blocos minerados nas últimas duas semanas já sinalizam a favor da Taproot, segundo os dados do site Taproot Watch.

Neste ritmo, é praticamente certo que a atualização seja aprovada durante o atual período de dificuldade do bitcoin que se encerra entre sábado e domingo. A Taproot, vale lembrar, só entra em vigor quando 90% dos 2.016 blocos minerados durante um período de dificuldade – que geralmente dura duas semanas – atingirem consenso em sinalizar a seu favor.

Publicidade

Para que a atualização seja confirmada, 220 blocos de bitcoin dos 394 que serão minerados até o final de semana devem sinalizar a Taproot. “Só não aconteceria se todos os mineradores parassem de sinalizar por algum motivo improvável”, afirma o programador e estudioso de bitcoin, Narcélio Filho. 

Desde que esse período de dificuldade começou no dia 30 de maio, apenas 27 blocos minerados não sinalizaram para a atualização, contra 1.591 que o fizeram. Os maiores pools de mineração, que hoje são responsáveis por 99,3% do hashrate do bitcoin, já são favoráveis a Taproot.

“Esse protocolo atual que está sendo seguido, conhecido como BIP9, foi criado para evitar desentendimentos e facilitar esse consenso. Ou seja, não é exatamente uma votação para a aprovação, é mais uma sinalização para indicar se estão de acordo com as novas regras”, explica o programador.

Quando 90% dos blocos estiverem sinalizados, a Taproot é “travada” e a atualização entra em vigor na rede em novembro deste ano.

Publicidade

Novidades para o bitcoin

Narcélio Filho explica que a Taproot vai introduzir uma série de melhorias que tornará o ecossistema do bitcoin muito mais eficiente do que é hoje.

“Transações mais complexas, como contratos de uso da Lightning Network, ficarão menores e semelhantes às transações normais. Transações multi-assinadas também ficarão mais eficientes pois todas as assinaturas ficarão agregadas em um único campo, diminuindo o tamanho e o custo da transação na blockchain”.

Além de ter um impacto positivo nas taxas, as melhorias também vão aumentar a privacidade dos usuários. As transações que exigem assinaturas múltiplas, por exemplo, serão mascaradas na blockchain como uma transação comum.

“Esse pacote de funcionalidades traz o algoritmo de assinaturas de Schnorr, que permitirá novos tipos de transações que usando menos dados. O Taproot também abre portas para soft forks mais simples no futuro”, conclui o programador.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, em entrevista ao BNN Bloomberg no YouTube

O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para voltar a subir, segundo CEO da Galaxy Digital

Mike Novogratz também acredita que o preço do BTC flutue entre US$ 55 mil e US$ 75 mil até que novos eventos ocorram
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%