Imagem da matéria: Atualização do Bitcoin que irá revolucionar protocolo será finalizada no sábado; entenda
Foto: Shutterstock

A atualização mais importante que o bitcoin recebe em quatro anos está prestes a ser confirmada neste final de semana uma vez que 98,3% dos blocos minerados nas últimas duas semanas já sinalizam a favor da Taproot, segundo os dados do site Taproot Watch.

Neste ritmo, é praticamente certo que a atualização seja aprovada durante o atual período de dificuldade do bitcoin que se encerra entre sábado e domingo. A Taproot, vale lembrar, só entra em vigor quando 90% dos 2.016 blocos minerados durante um período de dificuldade – que geralmente dura duas semanas – atingirem consenso em sinalizar a seu favor.

Publicidade

Para que a atualização seja confirmada, 220 blocos de bitcoin dos 394 que serão minerados até o final de semana devem sinalizar a Taproot. “Só não aconteceria se todos os mineradores parassem de sinalizar por algum motivo improvável”, afirma o programador e estudioso de bitcoin, Narcélio Filho. 

Desde que esse período de dificuldade começou no dia 30 de maio, apenas 27 blocos minerados não sinalizaram para a atualização, contra 1.591 que o fizeram. Os maiores pools de mineração, que hoje são responsáveis por 99,3% do hashrate do bitcoin, já são favoráveis a Taproot.

“Esse protocolo atual que está sendo seguido, conhecido como BIP9, foi criado para evitar desentendimentos e facilitar esse consenso. Ou seja, não é exatamente uma votação para a aprovação, é mais uma sinalização para indicar se estão de acordo com as novas regras”, explica o programador.

Quando 90% dos blocos estiverem sinalizados, a Taproot é “travada” e a atualização entra em vigor na rede em novembro deste ano.

Publicidade

Novidades para o bitcoin

Narcélio Filho explica que a Taproot vai introduzir uma série de melhorias que tornará o ecossistema do bitcoin muito mais eficiente do que é hoje.

“Transações mais complexas, como contratos de uso da Lightning Network, ficarão menores e semelhantes às transações normais. Transações multi-assinadas também ficarão mais eficientes pois todas as assinaturas ficarão agregadas em um único campo, diminuindo o tamanho e o custo da transação na blockchain”.

Além de ter um impacto positivo nas taxas, as melhorias também vão aumentar a privacidade dos usuários. As transações que exigem assinaturas múltiplas, por exemplo, serão mascaradas na blockchain como uma transação comum.

“Esse pacote de funcionalidades traz o algoritmo de assinaturas de Schnorr, que permitirá novos tipos de transações que usando menos dados. O Taproot também abre portas para soft forks mais simples no futuro”, conclui o programador.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente