Homem olha para letras P, D e F, formadas por areia-ao fundo um céu ceinzento
Shutterstock

Nós já analisamos anteriormente alguns plugins de produtividade para o ChatGPT, da OpenAI, mas os usuários precisam de uma assinatura do serviço para poder usá-los. Já esta reportagem vai explorar plataformas de leitores de arquivos do tipo PDF com Inteligência Artificial (AI) que não exigem uma assinatura paga, como a versão mais recente do ChatGPT.

O PDF (sigla em inglês para “Portable Document Format”, ou “Formato Portátil de Documento”) é um tipo de arquivo usado para exibir e imprimir documentos de forma consistente em diferentes dispositivos e softwares. O formato de arquivo, que já foi de propriedade da Adobe Reader, foi lançado há mais de trinta anos.

Publicidade

Embora os PDFs simplifiquem o envio de documentos, eles podem conter centenas de páginas, e percorrer estas páginas pode ser extremamente tedioso. A inteligência artificial agora torna possível fazer perguntas de forma eficaz a documentos em PDF e acessar as informações importantes contidas no documento, economizando tempo e atividade mental.

As plataformas a seguir foram selecionadas não apenas porque não exigem uma assinatura do ChatGPT Plus, mas também devido à sua facilidade de uso, recursos e baixo custo. Outros critérios incluem acessibilidade, interface do usuário, compatibilidade de arquivos e opções de idioma.

Confira então as principais plataformas de AI para PDFs:

Claude

Lançado em março pela Anthropic, entidade com sede em São Francisco, EUA, o Claude é um chatbot gratuito. Com ele, os usuários podem fazer perguntas, mas também podem fazer o upload de PDFs e anexos para a análise da AI. No início deste mês, a Anthropic obteve US$ 100 milhões em financiamento da SK Telecom.

Perplexity

Assim como o Claude, o Perplexity é um clone do ChatGPT que permite aos usuários fazer o upload de PDFs e arquivos para análise pelo seu chatbot. Lançado em agosto de 2022, o Perplexity, também com sede em São Francisco, inclui imagens e links em suas respostas.

Publicidade

Embora seja gratuito, a plataforma oferece um nível de assinatura atualizado que aumenta o número de arquivos que podem ser enviados, acesso mais amplo ao Co-Pilot e ao GPT-4.

ChatPDF

O ChatPDF possui uma interface de usuário simples que permite aos usuários fazer o upload de arquivos de seus computadores ou via URL de um site. Ele utiliza o ChatGPT 3.5 da OpenAI e não exige uma conta, mas é necessário se inscrever, conectando uma conta do Gmail, caso o usuário queira salvar o histórico de suas conversas.

O ChatPDF é gratuito, porém oferece uma assinatura paga que aumenta o tamanho permitido para os PDFs, a quantidade de arquivos que podem ser enviados por dia e o número de perguntas que os usuários podem fazer.

AskYourPDF

O AskYourPDF é outra ferramenta de análise de PDF que permite aos usuários fazer o upload de arquivos de seus computadores ou fornecer links para documentos para análise da inteligência artificial. Além de sua versão gratuita, o AskYourPDF inclui três opções de assinatura: Premium, Pro e Enterprise, permitindo aos usuários fazer o upload de até 2500 a um número ilimitado de páginas por documento, variando entre 30 MB e personalizado.

Publicidade

A camada Pro inclui a capacidade de fazer perguntas ilimitadas ao plugin ChatGPT com respostas mais longas. O AskYourPDF também possui uma extensão para navegadores Chrome. Um aplicativo móvel será anunciado em breve.

LightPDF

O LightPDF é um leitor de PDFs com AI que utiliza o GPT-3.5 da OpenAI e possui um impressionante número de recursos adicionais, incluindo uma versão para desktop que pode ser baixada para PCs com Windows. Ele também permite conversar com PDFs, documentos do Word, arquivos do Excel, PowerPoint, URLs e arquivos EPUB, além de vir com uma extensão para o Google Chrome e um complemento para o Google G-Suites para analisar PDFs no Google Drive.

A característica mais interessante do LightPDF talvez seja a capacidade de converter arquivos PNG em PDFs. O LightPDF é gratuito, mas para usar o conjunto completo de ferramentas, os usuários devem pagar por assinaturas que estão disponíveis em níveis de preço tanto para pessoas quanto empresas.

PDF.AI

O PDF.AI é outro leitor de PDFs com inteligência artificial de fácil uso; o que o diferencia dos outros é a capacidade de marcar os PDFs como privados, o que significa, segundo a empresa, que o documento não será enviado para seus servidores.

As respostas são detalhadas, mas a versão gratuita é limitada a um upload, e em seguida você será solicitado a atualizar sua conta. A versão paga do PDF.AI não tem limites de páginas, uploads ou perguntas, e inclui respostas mais longas, acesso a uma extensão para o Chrome e até 50 MB por documento.

Publicidade

Conclusão

Devido à ameaça de alucinações de inteligência artificial, todas as respostas criadas por AI generativa devem ser duplamente verificadas. Alucinações de IA referem-se a casos em que uma AI gera resultados falsos não respaldados por dados do mundo real. Elas podem envolver conteúdo falso, notícias ou informações sobre pessoas, eventos ou fatos.

À medida que a AI generativa se torna mais popular, as plataformas de produtividade com base em inteligência artificial continuarão a crescer e oferecer mais opções para os usuários que buscam leitores de PDFs baseados em IA sem uma assinatura do ChatGPT.

Seja o ambiente rico em recursos do LightPDF ou o PDF.AI focado em privacidade, essas plataformas oferecem uma variedade de funcionalidades que atendem a diferentes necessidades.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
peter schiff falando ao microfone

O Bitcoin está em um mercado de baixa quando comparado ao ouro, afirma Peter Schiff

O analista financeiro e comentarista disse uma vez que o preço do BTC nunca chegaria a US$ 50 mil
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com