Imagem criada po AI sugere reunião entre humana e robô em uma mesa de escritório
Reprodução/Decrypt

Em poucos meses, o popular programa de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) ChatGPT, criado pela OpenAI, revolucionou a forma como as pessoas trabalham, e a introdução de plugins para a versão GPT-4 expandiu ainda mais as suas capacidades, proporcionando aos usuários ferramentas ainda mais versáteis e poderosas para melhorar a produtividade. 

Classificar as centenas de complementos para GPT-4 pode parecer difícil, mas preparamos uma lista de cinco plugins de produtividade que valem a pena você testar o quanto antes.

Publicidade

O que é um plugin do ChatGPT?

Um plugin do ChatGPT é um complemento de software que os desenvolvedores criaram para integrar outros aplicativos ao chatbot, permitindo recursos além do que o ChatGPT pretendia inicialmente fornecer. Esses plugins gerenciam a interação entre o aplicativo e a API ChatGPT.

Como usar os Plugins

Ao instalar plugins, é útil primeiro perguntar ao ChatGPT e ao plugin como usá-lo. Na maioria dos casos, o ChatGPT explicará como o plugin funciona e quais comandos usar.

Com qualquer plugin, é necessário verificar as informações fornecidas antes de tentar usá-lo. As alucinações de AI continuam a ser uma questão significativa no desenvolvimento da inteligência artificial, um problema que a OpenAI diz que está tentando resolver de forma ativa.

Agora, vamos à lista de plugins poderosos projetados para facilitar a pesquisa na internet, a leitura de documentos e até mesmo cálculos mais complexos.

Publicidade

1. ScholarAI

Com o ScholarAI, você pode obter resumos, textos completos ou citações de literatura científica apenas com o URL de um PDF publicado na web. Além de fornecer as informações necessárias, o ScholarAI também fornece links para livros ou outras fontes onde o conteúdo relevante pode ser encontrado. 

Uma adição útil ao plugin é que ele encaminhará o usuário de volta ao URL original do PDF se ele não souber a resposta para uma determinada pergunta, em vez de inventar uma resposta por meio de alucinações de AI.

2. Link Reader

O Link Reader é um plugin do ChatGPT que permite processar páginas da web, vídeos do YouTube, PDFs e muito mais. Depois de fornecer um URL, o plugin gera um resumo do conteúdo e, em seguida, podem ser feitas perguntas específicas relacionadas a ele. 

O Link Reader também funciona em URLs do Google Docs — mas certifique-se de que o documento esteja definido para ser acessível a “qualquer pessoa com o link.” O plugin também inclui uma opção para pesquisar respostas na Internet aberta.

Publicidade

3. Wolfram Alpha

Wolfram Alpha foi uma das primeiras aplicações a criar um plugin para o ChatGPT, trazendo suas habilidades computacionais de linguagem natural para GPT-4. Tal como acontece com a versão web, perguntar ao Wolfram Alpha um problema matemático irá gerar uma resposta. A Wolfram Alpha tentará fornecer o máximo de informações possível, incluindo uma repartição dos resultados, além de tabelas ou gráficos para apoiar as suas respostas.

4. Social Search

Este plugin permite pesquisar os tweets, imagens e mídias mais recentes de uma conta nas redes sociais. Por exemplo, uma pesquisa de uma conta específica do Twitter fornecerá os últimos cinco tweets, se disponíveis, e que tipo de envolvimento esse tweet recebeu.

5. DeFiLlama

Com milhares de projetos de blockchain por aí, classificar os dados pode ser difícil. O DeFiLlama, dos criadores do popular site de análise, fornece um de uma lista crescente de plugins GPT-4 relacionados a criptomoedas e blockchain que permitem coletar dados em tempo real em várias blockchains. 

Alguns dos dados que o DeFiLlama diz que seu plugin pode puxar incluem informações sobre protocolos, valor total travado, principais tokens que se valorizaram, cresceram ou perderam valor.

Possibilidades infinitas

Esta lista é apenas um começo. De estudantes que usam o chatbot para ajudar com trabalhos de casa e exames a profissionais de RH que o usam para escrever cartas de rescisão, as possibilidades dos mais de 400 plugins na loja ChatGPT para aumentar a produtividade no trabalho são infinitas.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt

Talvez você queira ler
Martelo de juíz em frente de bandeira da França

Tribunal francês absolve hackers que exploraram R$ 44 milhões em criptomoedas de protolocolo DeFi

Ao se declararem hackers do bem, os irmãos convenceram o juiz que eles agiram de boa fé por recompensa
Imagem da matéria: Imagens do GTA 6  são finalmente reveladas; assista ao trailer

Imagens do GTA 6 são finalmente reveladas; assista ao trailer

Além dos gráficos impressionantes, outra surpresa do trailer do GTA 6 foi a informação de que o jogo só será lançado em 2025
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
Andrea Zanon posa para foto

Ex-consultor de Bill Clinton e do Banco Mundial é preso por formar pirâmide de criptomoedas

Andrea Zanon é acusado de operar a pirâmide Nimbus, que deixou prejuízo de mais R$ 600 milhões em centenas de investidores