Imagem da matéria: Artista pinta 12,3 milhões de dígitos do código do Bitcoin em obra de arte
Foto: Divulgação

O artista plástico Ben Gentilli passou três anos trabalhando em 40 telas que se tornaram o maior trabalho de arte sobre Bitcoin da história. Nomeado de “Portraits of a Mind”, ou “Retratos de uma Mente” em português, o artista do Projeto Robert Alice pintou à mão o código de fundação do Bitcoin de 12,3 milhões de dígitos.

Ele gravou em cada uma das 40 telas 322.048 dígitos do código original de Satoshi Nakamoto através de máquinas especializadas. O artista então pintou cada um dos números a mão, técnica que ele chamou de “impressão digital esculpida em tinta”, de acordo com o artista.

Publicidade

Em entrevista à CNN, Gentilli afirmou que “a ideia central do projeto era: ‘Como você faz algo de real valor cultural dentro da esfera do Bitcoin?’. A solução para ele foi se voltar para a base de código, “porque é realmente a base da cultura Bitcoin”, segundo o artista plástico.

Zoom da tela do artista.

A decisão de dividir a obra em 40 telas representa a essência descentralizada do Bitcoin. Ela representa uma expressão simbólica da visão original de Satoshi e, assim como é a criptomoeda, a obra se se encontra se dividindo pelo mundo.

“Uma vez distribuídos globalmente, esses 40 fragmentos do código irão descentralizar a obra de arte, criando uma rede global de colecionadores, onde nenhuma autoridade central manterá todo o código”, diz a página web da obra.

Gentilli vendeu as primeiras 20 pinturas de maneira privada para colecionadores do mundo da arte e da tecnologia ao redor do globo. Essas obras agora estão localizadas em 11 cidades ao redor do mundo, da Suíça à Arábia Saudita, de acordo com um comunicado do projeto.

Publicidade

O artista deverá agora vender a segunda metade da obra publicamente. As 20 telas restantes irão para o leilão Christie’s em Nova York na noite de quarta-feira (7). O preço estimado para a vigésima-primeira obra está entre US$ 12.000 e US$ 18.000.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação
Imagem da matéria: Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Kamala e cripto? Como os possíveis substitutos de Biden se sentem em relação ao Bitcoin

Democratas que estão na corrida para assumir a chapa representam uma ampla gama de posições sobre criptomoedas
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%
Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação

Binance vai excluir seis pares de negociação com Bitcoin, BNB e stablecoins; confira

As remoção das listagens ocorrem entre esta semana e a próxima; veja as datas e horários