O artista nova-iorquino Andy Bauch vai expor obras de arte nas quais ele utilizou padrões abstratos construídos com Lego. Cada imagem representa visualmente a chave privada de uma carteira de criptomoedas, inclusive de Bitcoin, e qualquer pessoa pode ‘roubá-las’ desde que consiga decifrar os códigos.
Os quadros estão expostos no Castelli Art Space, em Los Angeles, Califórnia, desde sexta-feira (23). Bauch disse em entrevista ao site Gizmodo que cada peça da série “é uma chave secreta para vários tipos de criptomoedas”.
Na galeria, há um telão atualizando o valor de cada carteira em tempo real. Um colecionador pode comprar a peça, mas qualquer espectador que for capaz de quebrar o código pode fazer a retirada. Qualquer pode ver os quadros aqui e as carteiras aqui.
Bauch começou a brincar com criptomoedas em 2013. Ele disse que se considera apenas um entusiasta, mas não um ‘fã de carteirinha’ da nova tecnologia.
“Eu não fui inteligente o suficiente para comprar o bastante e hoje ter muito dinheiro”.
Andy só começou a integrar sua prática artística ao Bitcoin e Altcoins em 2016. Ele comprou várias quantias e as colocou em diferentes carteiras digitais.
As chaves dessas carteiras foram inicialmente inseridas em um algoritmo para gerar um padrão. Então, Bauch ajustou o algoritmo aqui e ali para emitir uma imagem que o atraísse. Depois de finalizar os trabalhos, ele fez um teste rigorosamente ao contrário para garantir que as imagens realmente continham as chaves privadas certas.
Outro projeto traz Bitcoin ‘físico’
Cada imagem tem um título que explica qual criptomoeda está na carteira e quanto valia no momento em que ele a comprou.
Andy fez uma abordagem igualitária ao valor contido a arte, onde sem as criptomoedas a obra não existiria.
“O trabalho que estou fazendo preenche um pouco do vazio que muitas vezes existe entre a nova tecnologia e a humanidade”, disse Bauch.
O artista de 35 anos, que atualmente mora em Los Angeles, disse que gosta do Lego como uma ferramenta porque ele consegue obter com o material uma estética de pixel. As peças produzidas em grande massa também podem ser usadas metaforicamente. Andy também tem um trabalho onde retrata trabalhadores que estão se tornando obsoletos por causa da tecnologia.
O nova-iorquino não é o primeiro artista a usar tecnologias como bitcoin e blockchain no mundo das artes. Brad Troemel, um artista que é provavelmente mais conhecido por participar de projetos no Tumblr, passou a incluir ‘moedas físicas de Bitcoin’ devidamente embaladas em um dos seus trabalhos artísticos.
Os ‘bitcoins físicos’ foram estampados com chaves privadas reais, e o comprador do trabalho assumiu a propriedade das moedas. Os sortudos colecionadores podem ter se saído muito bem no auge do Bitcoin no ano passado, caso destruíram a obra em busca das chaves.
Leia também: Análise Técnica Bitcoin 25/03/18
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br