O artista de rua Pascal Boyart, conhecido como Pboy, divulgou neste domingo (7) a criação de um mural em Paris alusivo aos protestos do movimento dos “coletes amarelos”, que contém um quebra-cabeças solucionável com 0,28 Bitcoin por dentro – o equivalente a cerca de US$ 1 mil.
O prêmio será dado para quem conseguir resolver o enigma contido no mural. Segundo o artista, o quebra-cabeças não pode ser resolvido em modo remoto. Por isso, os curiosos devem visitar o local onde está o mural para decifrar as pistas que estão espalhadas pelos desenhos no trabalho.
No entanto, a exata localização em Paris da obra de arte de rua não está sendo divulgada, mas estaria em um local central da cidade, de acordo com o site especializado Artsy.
Em sua conta no Twitter, Pboy declarou que o quebra-cabeças foi patrocinado por Alistair Milne, um famoso entusiasta de criptomoedas. “Um caça ao tesouro na arte de rua em Paris, com um quebra-cabeças de Bitcoin”, escreveu o artista. Até o momento, ninguém conseguiu solucionar o enigma no mural, que segue à espera com o prêmio.
https://twitter.com/pascalboyart/status/1082082762180513793
Segundo o artista, o painel foi elaborado como uma forma de celebrar os dez anos da criação do Bitcoin, a partir do surgimento do bloco Bitcoin Genesis. Além disso, a concepção do mural foi baseada em uma pintura à óleo de Eugene Delacroix, de 1830, em comemoração à Revolução Francesa, de acordo com o site do artista.
Em meio aos protestos dos “coletes amarelos”, chegou o momento de fazer uma versão contemporânea da mesma obra”, segundo Pboy.
Desde meados de novembro, uma série de protestos na França iniciou nas zonas rurais e avançou para as cidades mais populosas e a capital, Paris.
Os manifestantes, identificados com coletes amarelos (gilet jaunes, em francês) se autoproclamam como um movimento apartidário, com fortes críticas ao governo de Emmanuel Macron, ao mesmo tempo em que contam com apoio de setores da esquerda e da extrema direita. Devido ao uso da vestimenta, os manifestantes ganharam o apelido de “coletes amarelos”.
Bitcoin em Arte
Segundo especialistas, o movimento é similar ao Occupy Wall Street, e se coloca contra supostos abusos do sistema bancário, aumento dos impostos e custo de vida elevado, além da alta nos preços do combustível na França.
Este não é o primeiro trabalho do artista relacionado com o universo das criptomoedas. Em outras ocasiões, o francês já elaborou peças com Bitcoin quebrados, euros em chamas e até uma pintura de Dorian Nakamoto construído em forma de dólares.
- Acompanhe a cotação das 100 maiores criptomoedas do mercado, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/cotacoes/
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br