A Coinbase fez sua primeira grande aparição durante o Super Bowl deste ano ao transmitir um ousado comercial que consistia em nada além de um QR Code flutuando na tela durante 60 segundos.
O anúncio rapidamente mostrou um endereço de URL da Coinbase no fim, redirecionando para um site que mostrava uma promoção de US$ 15 em bitcoin (BTC) para novos clientes que criassem uma conta na corretora nos próximos dois dias.
O comercial da Coinbase parece ter sido um sucesso – talvez, sucesso demais. Logo após a transmissão do comercial, pessoas tuitaram que o site e o aplicativo da empresa haviam caído.
A falha não durou muito, pois o site da Coinbase tinha voltado ao ar alguns minutos depois, incluindo sua página inicial que mostrava a promoção do sorteio com mensagens como “Menos conversa, mais bitcoin” e “WAGMI” (sigla em inglês para “vamos todos conseguir”).
Enquanto isso, o próprio anúncio chamou muita atenção nas redes sociais, algo que um editor do site AdWeek destacou que, sem dúvidas, iria agradar a equipe de marketing da Coinbase:
Outros notaram o baixíssimo custo de produção do anúncio em comparação a um comum comercial no Super Bowl. Um comentador cripto chamou a atenção ao desastre técnico da Coinbase, mas elogiou o anúncio como inteligente e original:
Por fim, o anúncio parece ter tido um impacto especial com um segmento específico de mercado que, infelizmente para a Coinbase, não compra cripto. Contemple a fascinação desse cachorro pelo QR Code flutuante:
O anúncio da Coinbase não foi a única propaganda cripto a ser transmitida. A adversária FTX também fez sua estreia no Super Bowl em um comercial com o comediante Larry David enquanto anúncios pela Bud Light e Turbo Tax também mencionaram criptomoedas.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.