Imagem da matéria: Anbima faz vídeo de alerta sobre pirâmides financeiras
(Foto: Shutterstock)

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) publicou no YouTube um vídeo de alerta sobre pirâmides financeiras, um dos golpes mais explorados por estelionatários no Brasil.

Intitulado “Entenda as pirâmides financeiras“, o vídeo divulgado no último dia 24 de abril é apresentado pela Superintendente de Educação Financeira da Anbima, Ana Claudia Leoni.

Publicidade

De forma didática, ele mostra como funciona um golpe de pirâmide. Para conceituar a fraude — prevista na Lei 1.521/51 como crime contra a economia popular, ou como estelionato no artigo 171 do Código Penal — o vídeo define a prática ilícita da seguinte forma:

“[Pirâmides financeiras são] Esquemas que não conseguem ficar de pé porque não têm base o suficiente e dependem de dinheiro de uns para pagar outros”.

Dito isso, Leoni apresenta dicas sobre os detalhes que o investidor deve se atentar para não agir por impulso e acabar enganado por esse tipo de fraude.

Com a crise da Covid-19, os investimentos em geral também são impactados por conta da forte volatilidade do mercado. Segundo a Anbima, esse cenário se torna mais propício para as tentativas de golpes, como as pirâmides.

Publicidade

“Para se ter uma ideia de como a festa acaba mesmo, para sustentar uma pirâmide até o 11º nível, você precisaria de mais gente do que todas as pessoas do planeta”, exemplificou.

Alerta sobre pirâmides

Um dos primeiros passos, além de saber o que é um esquema de pirâmide financeira, segundo a Anbima, é saber identificar o golpe.

Para isso, o vídeo detalha os tipos de macetes e as lábias usadas pelos criminosos, como ganhos rápidos e sem risco — no mercado tradicional qualquer investimento envolve algum grau de risco.

Outro ponto, diz o vídeo, são as promessas de rendimentos irreais e a pressão para que a pessoa entre logo no negócio. “Jamais deposite dinheiro numa conta pessoal”, alerta.

Publicidade

“As fraudes surgem sem nem mesmo a gente perceber que são fraudes”, frisa Leoni. “Se você sentir que estão te pressionando pra tomar uma decisão sem avaliar direito o que você está fazendo, pode ter alguma coisa errada”, acrescenta.

Por fim, para quem tem dúvida, a Anbima indica a Comissão de Valores Mobiliários e o Banco Central como as principais fontes de informação. Há também o site “Como Investir“, uma iniciativa da própria Associação, que contém alertas e dicas de investimentos.

Veja o vídeo:

Cursos Anbima

A Associação também anunciou recentemente cursos gratuitos sobre o mercado de capitais oferecidos pela plataforma da instituição — com direito a certificado.

De acordo com a programação, disponível no site da Anbima, as aulas vão abordar temas como fundos de investimentos, gestão de carteiras e de risco, previdência, entre outros.

Para quem ainda é leigo em finanças, o curso “Mercado Financeiro de A a Z”, por exemplo, vai ajudar o aluno na introdução ao mundo dos negócios. 

Publicidade

Já para quem tem uma noção de como funciona o mercado de capitais, a Anbima oferece, por exemplo, o curso de “Gestão de Carteiras e de Riscos Financeiros”.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”