Analisando as interrupções de Solana: por que são frequentes? | Opinião

Olhando para o histórico da rede, verificaremos que o surgimento de um grande número de transações é a razão para a interrupção frequente
Imagem da matéria: Analisando as interrupções de Solana: por que são frequentes? | Opinião

Foto: Shutterstock

A Solana agora lançou a Mainnet-v1.10.40 e v1.13.2, as quais corrigem o problema que causou a interrupção da rede na semana passada. Também na semana passada, descobrimos que as interrupções da Solana aconteceram devido ao erro de configuração de um validador, executando as instâncias repetidas dele, o que significa que quando for a vez de produzir um bloco e cada instância for produzir esse bloco para os outros validadores, alguns vêem a instância do bloco A, outros vêem a instância do bloco B. Com isso, eles não sabiam dizer qual bloco estava correto, o que causava a queda da rede.

O problema do “tempo de inatividade” da Solana tem sido frequentemente criticado pela comunidade. Além das mais de 10 horas de inatividade da semana passada, a Solana experimentou vários períodos de inatividade ou bloqueio de rede em um passado recente. A WuBlockchain organizou os acontecimentos mais recentes da seguinte forma:

Publicidade

1. Por volta de 1 de outubro de 2022, a rede ficou inativa devido a um erro de configuração do Nó.

2. Por volta de 3 de agosto de 2022, houve um roubo em massa de tokens das carteiras Solana, que acabou acontecendo devido a uma vulnerabilidade causada pelo servidor centralizado Sentry.

3. Por volta de 1 de junho de 2022, devido à vulnerabilidade de uma função Nonce Durável (um Nonce é um número aleatório emitido em um protocolo de autenticação para garantir que comunicações antigas não possam ser reutilizadas em ataques de repetição) na transação, a rede foi reiniciada e o tempo de interrupção foi de cerca de 4,5 horas.

4. Por volta de 1 de Maio de 2022, os Nós da rede Solana perderam consenso devido ao surgimento de um grande número de transações de bots, devido ao lançamento de um novo projeto NFT, após o qual a produção de blocos foi suspensa por sete horas.

Publicidade

5. Por volta de 21 de janeiro de 2022, devido à alta volatilidade do mercado, a rede foi inundada com um grande número de negociações submetidas por bots de arbitragem, resultando em uma carga pesada na rede e uma interrupção de até 30 horas. No entanto, foi oficialmente caracterizado como um desempenho degradado na época, e a comunidade Solana posteriormente atualizou a rede principal para a versão 1.8.14 para tentar melhorar o estado da rede.

6. Por volta de 14 de setembro de 2021, devido à intensa atividade IDO do Protocolo Grape na plataforma Raydium, muitos usuários enviaram um grande número de transações por meio de scripts automatizados escritos por eles, o que causou uma “sobrecarga de memória”, travando o Nó validador e, por fim, toda a rede não podia produzir blocos. A interrupção durou 17 horas.

7. Por volta de 3 de setembro de 2021, a rede estava instável e o desempenho se degradou por cerca de uma hora.

8. Por volta de 4 de Maio de 2021, o desempenho da rede se degradou, resultando em um grande número de transações não concluídas.

Publicidade

Olhando para os acontecimentos históricos da rede, verificaremos que o surgimento de um grande número de transações é a principal razão para a interrupção histórica dela, que pode estar relacionada com o mecanismo da Solana. De acordo com Hu Zhiwei, presidente da BIANJIE.AI, uma vez que a Solana também transmite mensagens de consenso entre Nós validadores como uma mensagem de transação especial, um grande número de mensagens é bloqueado, resultando na falha de entrega normal de mensagens de consenso, e o consenso não pode ser realizado normalmente.

Ao mesmo tempo, alguns recursos da Solana foram explorados para causar essas interrupções da rede. Por exemplo, o bloqueio de gravação para transações simultâneas foi travado em muitos endereços importantes, o que faz com que as transações se tornassem sequenciais em vez de simultâneas, afetando muito a capacidade de processamento das mensagens. Para lidar com bifurcações, os Nós mantêm possíveis informações de bifurcação, resultando em sobrecarga de memória.

O co-fundador da Solana, Anatoly Yakovenko, reconheceu à época o problema em face de transações comuns de spam que levavam à degradação do desempenho da rede e até mesmo às interrupções, por isso disse que introduziria o “controle de fluxo real” na versão 1.9 da versão beta da Solana mainnet para resolver esse problema. Quanto às intermitências de rede causadas por erros de transações Nonce e configuração de Nós, os funcionários da Solana lançaram rapidamente correções para atualizações dos Nós.

Porém, a frequência e a duração desta elevada repetição de paralisações são inevitavelmente criticadas pela comunidade. A Solana e outras blockchains públicas ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. Com a adoção da rede e a diversificação da “ecologia”, ela muito provavelmente enfrentará novos desafios no futuro.

Sobre o Autor

O jornalista Colin Wu, conhecido como Wu Blockchain, é uma das maiores referências mundiais da cobertura do mercado de criptomoedas. Por meio de um blog e de um perfil no Twitter, cobre diariamente o ecossistema cripto e se destacou ao ser um dos poucos a consegui apurar informações sobre os bastidores da conflituosa relação entre a China e o Bitcoin. Estudou jornalismo na Universidade de Pequim e fez mestrado na Universidade Chinesa de Hong Kong. Saiba mais sobre Colin Wu por meio da entrevista que o profissional deu para o Portal do Bitcoin.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do WuBlockchain

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!