Portal do Bitcoin
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Cotações
    • Criptomoedas
      • Ethereum
      • Bitcoin Cash
      • Litecoin
      • Ripple
    • Blockchain
    • Brasil
    • Economia e Negócios
  • Cotação do Bitcoin
  • Educação
    • Criptomoedas
      • O que é Bitcoin?
      • O que é Ethereum?
      • O que é Ripple?
      • O que é Cardano?
      • O que é IOTA?
      • O que é Tron?
      • O que é Nano?
    • Carteiras
      • Online
      • Mobile
      • Paper Wallet
      • Desktop
      • MyEtherWallet
    • O que é Mineração?
    • O que é ICO?
    • O que é DeFi
    • Blockchain de Maneira Fácil
  • Calendário
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal do Bitcoin
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

“Alegações de bancos beiram ao cinismo”, diz ABCripto

Associação Brasileira de Criptomoedas se manifestou no inquérito administrativo do Cade

por Alexandre Antunes
15 out, 2020 16:56
"Alegações de bancos beiram ao cinismo", diz ABCripto

Foto: Shutterstock

A Associação Brasileira de Criptoativos (ABCripto), em manifestação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), afirmou que as alegações apresentadas pelas instituições financeiras sobre o setor de criptomoedas nos últimos meses beiram ao “cinismo” e a “desfaçatez”.

A petição foi juntada na quarta-feira (14) no inquérito administrativo que visa apurar atos anti-concorrenciais cometidos pelo bancos contra as empresas de criptomoedas. Nela, a ABCripto defendeu que apesar de não haver regulação, o setor tem atuado de acordo com as normas de segurança para se evitar a lavagem de dinheiro.



Segundo a associação, apesar disso há a recusa de abertura de conta e encerramentos arbitrários frequentes contra as empresas desse setor.

“Dizer o contrário é simplesmente ir contra a realidade”, afirmou a associação que em repúdio às últimas declarações feitas pelo bancos, resolveu se manifestar em nome do setor de criptomoedas.

Leia também

Associação Brasileira de Criptoeconomia muda diretoria e nomeia dois novos executivos

Mercado Bitcoin diz ao Cade que bancos têm interesse em prejudicar corretoras

Receita Federal diz que CNAE não muda nada na declaração de bitcoin

Na visão da associação, o que os bancos têm feito é usar de argumentos falaciosos ao tratarem sobre criptomoedas e as empresas que trabalham com esse ativo.

Recusa injustificada dos bancos

“Alegam, cinicamente, que hoje ‘não há regulação para atuação neste mercado’, o que compromete a segurança do setor — principalmente no que se refere à comprovação e rastreabilidade (origem e destino) do criptoativo — trazendo riscos não só para as instituições, como também para todo o Sistema Financeiro”, diz o texto. 



A ABCripto mencionou que ao contrário do que os bancos propagam, as empresas de criptomoedas tem cada dia mais apresentado mais segurança ao mercado e a CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) própria é a prova disso.

“Com o estabelecimento do CNAE de ‘Corretagem e custódia de criptoativos’, as exchanges passaram a ter a formalização de sua atividade, não deixando diferenças entre o objeto do negócio real e sua classificação”. 

Em defesa das exchanges

A ABCripto mencionou que antes da CNAE, o problema era ausência de classificação precisa para esse mercado. Essa foi a reclamação de bancos que levantou questionamentos.

No entanto, mesmo com a CNAE própria bancos ainda apontam problemas. A ABCripto afirmou que o único banco que expôs o real motivo foi o Itaú, mas ainda assim se utiliza de justificativas como  “a inexistência de legislação” e “impossibilidade de identificação de origem e destino de qualquer criptoativo”.

De acordo com a Associação de Criptoativos, todas as instituições bancárias tem sustentado um suposto “vácuo regulatório” do setor.

 No entanto, em defesa do setor, a ABCripto afirmou:

“Apesar de ainda faltar uma ‘lei formal’, a qual, diga-se de passagem, não depende única e exclusivamente dos participantes deste mercado, o setor tem se demonstrado cada vez mais regulado — ainda que indiretamente —, trazendo maior segurança”.



Tudo sobre: ABCriptoCADE
CompartilharTweet1EnviarCompartilhar

Relacionadas

Ministro da Economia Paulo Guedes durante conferência de imprensa, em maio de 2019 (Foto: A.RICARDO/Shutterstock)
Brasil

Queda na arrecadação foi “resultado excelente”, diz Guedes

bitcoin
Bitcoin

“Não ter Bitcoin virou mais arriscado do que ter”, diz gestor de fundos brasileiro

Foto: Shutterstock
Bitcoin

Mercado Bitcoin recebe aporte de fundos de investimento e prepara expansão

Itaú
Brasil

Itaú processa Nubank, Inter e outros para recuperar dinheiro perdido por erro em envios de PIX

ouro
Brasil

CVM multa empresário de companhia de exploração de ouro em R$ 350 mil

Carregar mais
Portal do Bitcoin

Portal do Bitcoin é líder em notícias sobre bitcoin e mercado brasileiro de criptomoedas.

Notícias

  • Últimas notícias
  • Bitcoin
  • Criptomoedas
  • Blockchain
  • Brasil
  • Fintech

Ferramentas

  • Assuntos
  • Cotação do Bitcoin
  • Cotação das Criptomoedas
  • E-book Declaração IR Criptoativos
  • Calendário de Eventos
  • Sitemap

Informações

  • Quem somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Trabalhe Conosco
  • Denúncia

© 2017-2020 Portal do Bitcoin. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo sem autorização prévia.

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Cotações
    • Criptomoedas
      • Ethereum
      • Bitcoin Cash
      • Litecoin
      • Ripple
    • Blockchain
    • Brasil
    • Economia e Negócios
  • Cotação do Bitcoin
  • Educação
    • Criptomoedas
      • O que é Bitcoin?
      • O que é Ethereum?
      • O que é Ripple?
      • O que é Cardano?
      • O que é IOTA?
      • O que é Tron?
      • O que é Nano?
    • Carteiras
      • Online
      • Mobile
      • Paper Wallet
      • Desktop
      • MyEtherWallet
    • O que é Mineração?
    • O que é ICO?
    • O que é DeFi
    • Blockchain de Maneira Fácil
  • Calendário

×