Imagem da matéria: Advogado defende que criptoativos deveriam ser tributados como o ouro em seminário da FGV
Foto: Shutterstock

A cobrança de impostos junto aos criptoativos deve levar em conta o uso que é feito do token, como já é feito com o ouro. A tese foi defendida pelo advogado Daniel de Paiva Gomes nesta sexta-feira (26) durante seminário organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gomes ressaltou que se o ouro é colocado numa joia, passa a ser um produto e a cobrança é de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços). Já se é utilizado como ativo financeiro, fica sujeito ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Publicidade

“A natureza camaleônica dos criptoativos deveria influenciar fortemente a tributação. Se um token dá acesso a um produto, seria o caso de ICMS. Se dá acesso a um serviço, ao ISS (Imposto Sobre Serviços). Se é ativo financeiro, é outra categoria”, afirmou no painel nomeado “Regulação e Tributação de Criptoativos”.

O advogado ressalta que o estado de São Paulo já determinou uma regra na qual o bitcoin por si só não gera ICMS, por não ser produto ou serviço – Gomes elogiou a decisão.

Precisa de lei?

Sobre a necessidade de uma lei ou apenas que um órgão (CVM, Banco Central ou Receita Federal) fiscalize o meio, o advogado disse ser favorável ao primeiro cenário. Para ele, a lei daria menos espaço para brechas e reduziria a vontade de entrar com processos, que é notória por ser gigante no Brasil.

“Sou mais favorável a que a regulação seja feita por lei, por mais que isso seja complicado, é um tema espinhoso, mas temos experiências internacionais boas para no espelharmos. No caso brasileiro temos uma experiência de contencioso muito grande. Então sabemos que os gaps vão gerar processos. Por isso regular de forma mais abrangente por lei”, disse.

Publicidade

Segundo Gomes, não é ser pró contribuinte ou pró Fisco: “É ser pró tecnologia, o que é melhor para a saúde do mercado”.

Veja abaixo o seminário na íntegra:

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: XRP valoriza 268% no mês e atinge maior preço em 7 anos

XRP valoriza 268% no mês e atinge maior preço em 7 anos

XRP quase quadruplicou de valor no último mês, atingindo neste final de semana um patamar não visto desde janeiro de 2018
Moedas de Bitcoin diante de bandeira da França

França quer que detentores de Bitcoin paguem impostos sobre riqueza “improdutiva”

Imposto sobre ganhos não realizados com Bicoin é “preocupante” e “parece muito fora de sintonia com o quão volátil é o mercado de criptomoeda”, diz especialista
Bitcoin e bandeira da coreia do sul

Bitcoin despenca nas corretoras da Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Medida adotada pelo presidente Yoon Suk-yeol foi classificada pela oposição como tentativa de golpe
Imagem da matéria: BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

Chefe de departamento do BC afirmou durante audiência na Câmara dos Deputados que mudar lei atual é melhor do que criar uma nova legislação