Imagem da matéria: Advogado defende que criptoativos deveriam ser tributados como o ouro em seminário da FGV
Foto: Shutterstock

A cobrança de impostos junto aos criptoativos deve levar em conta o uso que é feito do token, como já é feito com o ouro. A tese foi defendida pelo advogado Daniel de Paiva Gomes nesta sexta-feira (26) durante seminário organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gomes ressaltou que se o ouro é colocado numa joia, passa a ser um produto e a cobrança é de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços). Já se é utilizado como ativo financeiro, fica sujeito ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Publicidade

“A natureza camaleônica dos criptoativos deveria influenciar fortemente a tributação. Se um token dá acesso a um produto, seria o caso de ICMS. Se dá acesso a um serviço, ao ISS (Imposto Sobre Serviços). Se é ativo financeiro, é outra categoria”, afirmou no painel nomeado “Regulação e Tributação de Criptoativos”.

O advogado ressalta que o estado de São Paulo já determinou uma regra na qual o bitcoin por si só não gera ICMS, por não ser produto ou serviço – Gomes elogiou a decisão.

Precisa de lei?

Sobre a necessidade de uma lei ou apenas que um órgão (CVM, Banco Central ou Receita Federal) fiscalize o meio, o advogado disse ser favorável ao primeiro cenário. Para ele, a lei daria menos espaço para brechas e reduziria a vontade de entrar com processos, que é notória por ser gigante no Brasil.

“Sou mais favorável a que a regulação seja feita por lei, por mais que isso seja complicado, é um tema espinhoso, mas temos experiências internacionais boas para no espelharmos. No caso brasileiro temos uma experiência de contencioso muito grande. Então sabemos que os gaps vão gerar processos. Por isso regular de forma mais abrangente por lei”, disse.

Publicidade

Segundo Gomes, não é ser pró contribuinte ou pró Fisco: “É ser pró tecnologia, o que é melhor para a saúde do mercado”.

Veja abaixo o seminário na íntegra:

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Wells Fargo dos EUA e a Metaplanet do Japão anunciaram novos investimentos no Bitcoin
Vitalik Buterin criador do Ethereum

A proposta de taxas de gás de Vitalik Buterin tornará o Ethereum mais parecido com a Solana?

Vitalik propõe “taxas de gás multidimensionais” e afirma que é uma busca para um sistema mais personalizado e equitativo
Imagem da matéria: Dogecoin está se aproximando de uma "cruz dourada": o que isso significa?

Dogecoin está se aproximando de uma “cruz dourada”: o que isso significa?

Média móvel simples de 50 semanas (SMA) do preço spot da Dogecoin está atualmente em alta e pode passar barreira das 200 semanas