Imagem da matéria: ABCripto repudia ataque terrorista em Brasília e pede punição dos envolvidos
Terroristas atacam sede dos poderes da República (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia) divulgou nesta segunda-feira (9) uma nota repudiando os atentados terroristas feitos em Brasília no domingo (8) contra as sedes do três poderes da República.

Na nota, a entidade que representa um grupo de empresas do setor de criptomoedas no Brasil afirma que “defende a legitimidade de manifestações públicas e democráticas”, mas reforça que “a liberdade de expressão e protestos não podem ser confundidos com fanatismo, vandalismo e qualquer tipo de violência”.

Publicidade

Além disso, a entidade defende que os envolvidos nos ataques terroristas sejam responsabilizados, “uma vez que vão contra a missão e os valores da entidade”.

Ataques contra a Democracia

Conforme reporta a Agência Brasil, manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições que voltaram a eleger Lula presidente do Brasil, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo.

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. 

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. No STF, quebraram vidros e móveis.

Publicidade

Leia abaixo a nota na íntegra da ABCripto:

A Associação Brasileira de Criptoeconomia – ABCripto – repudia veementemente os atentados antidemocráticos e terroristas, ocorridos no último domingo (8), que resultaram na depredação de prédios e patrimônios públicos nos Três Poderes, em Brasília.

A ABCripto defende a legitimidade de manifestações públicas e democráticas, mas reforça que a liberdade de expressão e protestos não podem ser confundidos com fanatismo, vandalismo e qualquer tipo de violência.

A Associação defende a responsabilização dos envolvidos nos atos antidemocráticos, uma vez que vão contra a missão e os valores da entidade.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Segregação patrimonial no mercado cripto será tema de audiência pública na Câmara

Na justificativa para a audiência, o deputado Aureo Ribeiro disse que práticas adotadas por algumas exchanges despertam “graves preocupações”
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Celular com gráficos de ações e criptomoedas em queda no fundo

Preço de tokens BRC-20 da rede Bitcoin despencam antes do halving — Runes é o culpado?

Em semana crucial para a principal rede de criptomoedas, a ORDI caiu mais de 40%
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple , posa para foto

Mercado de criptomoedas vai valer US$ 5 trilhões até final do ano, prevê CEO da Ripple

Brad Garlinghouse justifica seu otimismo pelo halving do Bitcoin e um possível impulso regulatório positivo do mercado cripto nos EUA