Imagem da matéria: Quarto maior pool de mineração de Ethereum do mundo anuncia fim das atividades na China
Foto: Shutterstock

Bee Pool, quarto maior pool de mineração de Ethereum do mundo, comunicou na terça-feira (28) que vai encerrar suas atividades no próximo dia 15 devido “às políticas regulatórias mais recentes” na China, onde ficam suas instalações. O anúncio ocorre um dia depois da terceira maior pool do setor, Spark Pool, anunciar o mesmo.

“Todos os servidores de acesso de mineração deixarão de operar às 23h59 de 15 de outubro de 2021, horário de Pequim”, disse a empresa, que até então era responsável por processar quase 7% de todos os blocos da rede Ethereum, segundo o Etherscan.

Publicidade

De acordo com a nota da Bee Pool, o encerramento das atividades será feito de forma ordenada, começando pela suspensão de registros de novos clientes e de acréscimos de subcontas na plataforma. A empresa também afirmou que todos os saldos existentes serão pagos após o desligamento do sistema, com data limite em 31 de outubro.

No caso da Spark Pool, o ritmo está mais acelerado e a empresa vai interromper todos os seus serviços já nesta quinta-feira (30).

Combate à mineração na China

O anúncio de ambas empresas é uma resposta a nova onda de repressão do país asiático contra o setor de criptomoedas. Na última sexta (24), a China divulgou novos planosde combate à mineração e declarou ilegal qualquer atividade relacionada a trade de bitcoin e outras criptomoedas.

A nova ordem obrigou que fornecedores de eletricidade parassem de atender mineradores por meio de linhas diretas. Além disso, sugeriu o aumento na eletricidade de quem opera no setor e aconselhou que autoridades locais aumentassem a busca por fazendas ilegais de mineração.

Publicidade

Ao comentar o assunto, o Coindesk lembrou que alguns mineradores retomaram discretamente as operações de mineração de Ethereum na China continental depois que a atividade foi proibida pelo Conselho de Estado em maio.

O site ainda ressalta o aumento na margem de lucro dos mineradores como consequência da alta da criptomoeda, do seu efeito deflacionário após o atualização na rede, e também pelo aumento da taxa de gás impulsionada pelo boom dos NFTs.

VOCÊ PODE GOSTAR
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Agora o ETH terá um caminho ainda mais longo para chegar a Wall Street, mas isso é uma surpresa para poucos
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário