Ruslan Concepción, líder da Trust Investing em Cuba, já pode estar caminhando livremente pelas ruas de Havana, conforme sugerem alguns vídeos publicados no Facebook no início do mês. Ele estava preso desde abril quando foi detido no Aeroporto de Havana por suspeita de promover pirâmide financeira com criptomoedas. As imagens mostram Concepción sendo recebido por várias pessoas do lado de fora de onde esteve detido, e também já em sua casa.
Conforme relata o site CriptoNoticias, Concepción e outros membros da Trust Investing foram libertados no início do mês. Após sua liberdade vir a público, Concepción novamente foi alvo de ameaças dos investidores da Trust Investing, um suposto esquema ponzi global com criptomoedas. A mídia local informou que Concepción não chegou a ser denunciado por crimes econômicos, diz a publicação.
O CriptoNoticias ainda lançou uma premissa: “Sua liberdade coincide com a recente legalização do Bitcoin para pagamentos na ilha”. O site se refere à Resolução 215/2021 do governo de Cuba que passou a vigorar no último dia 15. A medida permite que tanto o Bitcoin quanto outras comidas possam ser utilizados para pagamentos em Cuba.
Líder da Trust Investing em Cuba
Ruslan Concepción tem 28 anos e é engenheiro industrial. Ele foi preso no aeroporto de Havana depois que agentes policiais questionaram a origem do dinheiro que carregava quando tentava embarcar em um avião para a Rússia. Ao explicar que o valor era fruto do seu trabalho como diretor da Trust Investing, ele foi detido pelas autoridades que consideraram aquela uma “atividade econômica ilícita”.
Leia Também
A prisão aconteceu no dia 22 de abril mas a notícia foi ao público quase uma semana depois por meio de publicações dos familiares do empresário. Sua família disse então que o valor que ele carregava era de apenas US$ 5 mil.
Sobre a Trust Investing, uma descrição em seu site diz que o negócio “opera na gestão de criptoativos nos mercados mais ousados”, com uma presença particularmente forte nos países hispânicos.
No ano passado, reguladores da Espanha e Panamá alertaram sobre o negócio da Trust Investing, que de acordo com Tulip Research, uma organização que investiga fraudes com criptomoedas, mostrou evidências de que a Trust Investing seria um esquema ponzi. Na época, a empresa prometia lucros de 200% em um prazo máximo de 10 meses.