A Marathon Digital Holdings, empresa de mineração de bitcoin dos EUA listada na Nasdaq, anunciou na segunda-feira (02) a compra de 30.000 Antminers de ponta da Bitmain. Segundo comunicado à imprensa, o investimento é de US$ 120 milhões e os novos equipamentos começam a ser entregues a partir de janeiro de 2022.
Com a nova aquisição, a Marathon irá operar no ano que vem com cerca de 133.000 mineradoras de bitcoin, produzindo aproximadamente 13 EH/s (exahashes por segundo). Esse número, diz a empresa, representaria atualmente em torno de 12% da taxa de hash total da rede Bitcoin, considerando seus 109 EH / s atuais.
“Quando todas as mineradoras estiverem totalmente implantadas, nossas operações estarão entre as maiores, não apenas na América do Norte, mas globalmente”, ressaltou Fred Thiel, CEO da empresa, no comunicado. “Acreditamos que é um momento oportuno, dada as atuais condições excepcionalmente favoráveis no ambiente de mineração”, acrescentou.
Leia Também
Irene Gao, diretora de vendas da Bitmain para América do Norte e Sul, agradeceu a Marathon pelo interesse na top de linha Antminer S19j Pro e enalteceu a parceria na nota.
“A Marathon é um cliente importante da Bitmain e agradecemos a oportunidade de apoiar seu crescimento com outro grande pedido de 30.000 dos mais poderosos e mineiros eficientes. Esperamos continuar a colaborar e desenvolver esse relacionamento mutuamente benéfico”.
Gao se referiu ao último pedido de compra da Marathon no início do ano, cerca de 18.000 S19, fora as mais de 7 mil máquinas adquiridas entre agosto e setembro do ano passado. O resultado dos investimentos veio em junho, quando a empresa teve um crescimento de 17% na sua produção. Enquanto isso, no mesmo período, o lucro global dos mineradores de bitcoin despencou 42%.
Em teoria, a causa remete às medidas do governo da China contra o setor de mineração. Ou seja, à medida que a China intensificou a repressão à mineração de bitcoin, outros países aproveitaram o recuo da concorrência para aumentar seus lucros.