Imagem da matéria: Nova versão da Balancer promete reduzir pela metade taxas do Ethereum em DeFi
Foto: Shutterstock

A Balancer, um dos market makers automatizados (AMM) mais utilizados no setor DeFi, lançou na terça-feira (11) a sua nova versão 2.0 , cujo objetivo central é reduzir os custos de gas dos projetos que operam no ecossistema do Ethereum.

Conforme explicou a empresa no seu blog, isso será possível uma vez que todos os pools gerenciados por ela agora serão administrados a partir de um único cofre.

Publicidade

“Com o novo protocolo da Balancer, mesmo que as negociações sejam realizadas entre vários pools, apenas os valores de token líquidos finais são transferidos de e para o cofre, economizando uma quantidade significativa de gas no processo”, escreveu.

Ao centralizar os ativos no mesmo lugar, transacioná-los na rede ficará mais barato, e o custo médio das taxas de gas pode ficar 50% menor do que os valores cobrados atualmente.

Até então, negociar com dois ou mais pools era considerado ineficiente porque os usuários precisavam pagar gas para cada troca de tokens ERC-20. 

Taxas de gas podem cair pela metade

Para explicar na prática qual é o impacto da nova atualização, a Balancer simulou qual seria o consumo de gas de uma transação simples de WETH para DAI. 

Publicidade

Na versão original do projeto, essa troca consumiria cerca de 156 Gwei. Já na versão 2.0, o custo cairia para 94 Gwei, uma redução de 40%. Caso a transação aconteça entre tokens já armazenados na Balancer, o custo de gas cai para 53%.

Os desenvolvedores ressaltam que mesmo que a gestão dos ativos aconteça no mesmo lugar, a lógica por trás de cada projeto permanece inalterada. 

Atualmente, a versão 2.0 da Balancer é apoiada por protocolos DeFi como Aave, Gnosis, Ocean Protocol, Gyroscope, Enzym Finance, PowerPool e Techemy Capital.

A atualização vem em um momento propício, já que as taxas do Ethereum em dólar alcançaram US$ 65 nesta terça, o valor mais alto da história.

Publicidade

De acordo com dados do site Gas Now, o preço médio do gas subiu nesta quarta (12) para 425 Gwei, mas ainda permanece abaixo da máxima histórica de junho de 2020. Naquele período marcado pelo boom do DeFi, o gas do ETH chegou a bater 709 Gwei, segundo o YCharts.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

A Consensys tenta impedir que a SEC classifique o Ethereum como valor mobiliário
Imagem da matéria: SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, diz diretor da Robinhood
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia