Volume do mercado futuro de bitcoin bate novo recorde desde o crash de março
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) emitiu uma declaração sobre o mercado de futuros de Bitcoin, pedindo aos investidores que tenham cuidado e estejam atentos aos riscos.

No comunicado, a Divisão de Gestão de Investimentos (IM) da SEC “encoraja fortemente qualquer investidor interessado em investir em um fundo mútuo com exposição ao mercado futuro de Bitcoin a considerar cuidadosamente a divulgação de risco do fundo, a tolerância ao risco do próprio investidor e a possibilidade, como acontece com todos os investimentos, de perda do investidor ”, disse a SEC.

Publicidade

O que são futuros de Bitcoin e o que a SEC pensa sobre eles?

Os futuros do Bitcoin permitem que os investidores ganhem exposição ao Bitcoin sem ter que manter ou armazenar a própria criptomoeda.

Como qualquer outro contrato futuro de commodity ou ação, os futuros do Bitcoin oferecem aos investidores a chance de especular sobre o preço futuro do Bitcoin. Na declaração da SEC, os futuros do Bitcoin são descritos como altamente especulativos.

Além disso, a SEC alertou contra a volatilidade dos preços e fraudes no mercado de Bitcoin mais amplo.

“Os investidores devem considerar a volatilidade do Bitcoin e do mercado futuro de Bitcoin, bem como a falta de regulamentação e potencial para fraude ou manipulação no mercado de Bitcoin subjacente”, disse a SEC.

Esta não é a primeira vez que a SEC compartilha suas idéias sobre o mercado futuro de Bitcoin.

Pouco depois que os futuros do Bitcoin começaram a ser negociados em 2017, a SEC divulgou a Cryptocurrency Holdings Letter, que reconhecia como o mercado de futuros do Bitcoin era – na época – um mercado nascente.

Publicidade

Desde então, a visão da SEC evoluiu. Apesar de dar um alerta geral sobre os riscos inerentes ao mercado de futuros, a SEC também observou os progressos realizados desde 2017.

“O mercado futuro de Bitcoin se desenvolveu desde então, com maiores volumes de negociação e posições em aberto”, disse a SEC, acrescentando: “O mercado futuro de Bitcoin produziu consistentemente um preço reportável para os futuros de Bitcoin”.

A jornada de ETF da SEC

A declaração da SEC vem após uma série de aplicações para ETFs de Bitcoin, que estão esperando para serem aprovados, ou não.

No mês passado, a SEC havia recebido pelo menos oito aplicações para ETF de Bitcoin. Essas aplicações incluem uma da VanEck, que já executa muitos ETFs em outros setores. A SEC adiou sua decisão sobre a proposta do ETF de Bitcoin da VanEck para pelo menos junho deste ano.

Publicidade

A SEC também está lidando com aplicações de ETF do Galaxy Digital de Mike Novogratz, SkyBridge Capital de Anthony Scaramucci e do New York Digital Investment Group. Até o momento, nenhum foi aprovado.

No entanto, ao norte, os ETFs de Bitcoin floresceram. O Canadá aprovou seu primeiro Bitcoin ETF em fevereiro deste ano, quando o Purpose Bitcoin ETF começou a funcionar na Bolsa de Valores de Toronto.

Desde então, o Canadá aprovou dois outros ETFs, pressionando ainda mais a SEC dos EUA para abrir suas portas. Apesar da longa espera, muitos Bitcoiners estão otimistas de que a SEC aprovará em breve um ETF, em parte devido à nomeação de Gary Gensler como presidente do órgão.

Gensler é amplamente considerado cripto-amigável, visto que uma vez ele ministrou um curso sobre tecnologia de blockchain no MIT e escreveu um artigo sugerindo que a tecnologia de blockchain poderia ser um “catalisador” para mudanças.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin diante de gráfico

Indicador sinaliza possível explosão de volatilidade positiva do Bitcoin

Os traders de BTC podem estar prestes a outra jornada após o marco dos US$ 100 mil, segundo análise de Banda de Bollinger
Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado

ONG pressiona Banco Central da Argentina por solução para freelancers que recebem em cripto

Trabalhadores que recebem em Bitcoin ou stablecoin por serviços para empresa de fora da Argentina enfrentam problemas com os bancos
Moedas de bitcoin saindo de carteira marron, tradicional de dinheiro

Alocação de até 2% de Bitcoin em portfólio é “razoável”, diz BlackRock

Segundo estudo da BlackRock, essa alocação produziria um perfil de risco similar ao das chamadas ações das “Sete Magníficas” da tecnologia
Moedas douradas à frente de bandeira do Brasil

Fundos de criptomoedas do Brasil captam R$ 150 milhões e se destacam em ranking global

Brasil registrou o 4º maior fluxo global em fundos de criptomoedas na última semana