Imagem da matéria: Editora da UFRJ lança livro sobre Bitcoin, utopia e a política do dinheiro
(Foto: Shutterstock)

A Editora UFRJ lançou o livro ‘Bitcoin e criptomoedas: a utopia da neutralidade e a realidade política do dinheiro’, de Daniel Kosinski, doutor em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na obra, o autor põe em debate reflexões sobre capitalismo, dinheiro e política acerca da realidade tecnológica, levando em conta o destaque global do Bitcoin.

As primeiras inspirações sobre o tema surgiram em 2017, quando Kosinski fazia um intercâmbio de doutorado em Praga, capital da República Tcheca. Lá havia caixas eletrônicos de bitcoin, um café com o nome da criptomoeda e mais de uma centena de estabelecimentos.

Publicidade

A ideia do livro então surgiu por conta de questionamentos de amigos sobre a nova tecnologia, incentivada por um ambiente rodeado de bares, salas de cinema, lojas e hospedagens que aceitavam bitcoin como forma de pagamento. 

Bitcoin e política

No livro, Kosinski procura responder como o bitcoin se estabeleceu no mundo, considerando sua principal meta, que era se tornar uma moeda sem Estado, um desafio que tanto vai de encontro com reguladores quanto com a política que não estava preparada para o fenômeno.

É o que Kosinski procura esclarecer de forma analítica, crítica e imparcial, apoiado num amplo conjunto de evidências que elevam as reflexões sobre capitalismo, dinheiro e política ao patamar da atualidade tecnológica. O debate, porém, está longe de ter um fim, já que o novo mercado vive em constante atualização.

Bitcoin e criptomoedas: a utopia da neutralidade e a realidade política do dinheiro

Para lidar com o tema que se propôs investigar, Kosinski apresenta inicialmente na obra de 368 páginas, um resumo das origens intelectuais do ideal das criptomoedas e das propriedades técnicas do bitcoin. Ele segue com um levantamento sobre o que pensam e propõem os principais porta-vozes e entusiastas do bitcoin e das criptomoedas, além do programa político associado a eles e de uma discussão a respeito do que seja ‘realidade política’ e  ‘representação apolítica’ do dinheiro.

Publicidade

Após fazer um breve histórico sobre os principais acontecimentos envolvendo o bitcoin e a possibilidade de considerá-lo ou não dinheiro, o autor lembra o debate sobre o tema pelos bancos centrais britânico e chinês, bem como os planos dessas instituições para criar suas próprias “moedas digitais”.

Ao final, Kosinski disserta sobre a possibilidade futura de adoção das criptomoedas por organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o uso desses instrumentos por governos de países como Venezuela e Coreia do Norte como uma arma contra sanções internacionais. 

Na quinta-feira (25), ocorrerá um bate-papo online ao vivo com o autor pelo canal do Youtube Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun "dentro de uma semana"

Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun “dentro de uma semana”

Raydium anunciou que lançará na próxima semana sua nova plataforma de lançamento de tokens flexível, chamada LaunchLab
Um monte de moedas de bitcoin em mesa em que homem mexe no celular

Semana agitada para o Bitcoin: Queda com inflação, interesse da GameStop e olhares do Brasil

O Bitcoin oscilou entre ganhos e perdas, apesar das entradas em ETFs
moeda dourada de bitcoin

Bitcoin pode se tornar proteção contra tarifas, diz Standard Chartered

Analista vê o Bitcoin como uma proteção contra riscos tarifários em meio ao “isolacionismo dos EUA”
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

Grayscale entra com pedido para converter fundo de Bitcoin, Ethereum e XRP de grande capitalização em um ETF

Fundo privado existente está disponível apenas para investidores qualificados por meio de colocação privada e tem forte concentração em Bitcoin