O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (DFS) deu luz verde para a primeira stablecoin do mundo lastreada no iene (JPY), moeda oficial do Japão. Segundo comunicado do órgão na quarta-feira (30), a GMO Trust, subsidiária do conglomerado japonês GMO Internet Inc., já está registrada de acordo com a Lei Bancária de Nova York.
Na nota, o DFS enalteceu a disposição do órgão e ressaltou que a aprovação da GMO Trust é uma prova do compromisso da entidade em incentivar a inovação, ao mesmo tempo em que regula e supervisiona com rigor para manter a integridade dos mercados e proteger os consumidores.
“Nova York continua na vanguarda da inovação financeira à medida que os stablecoins assumem uma importância crescente e apontam para novas direções no futuro do dinheiro”, disse a superintendente Linda A. Lacewell.
Lacewell ressaltou também que, com a concessão à GMO, já são 27 cartas de aprovação para empresas cuja atividade envolve o mercado de criptomoedas. Para o DFS, essas conquistas são resultado de um diálogo contínuo com os participantes do novo setor.
Ken Nakamura, presidente e CEO da GMO-Z.com Trust Company, razão social por trás da GMO Trust, enalteceu a disposição do DFS, destacou pioneirismo no setor e classificou sua stablecoin como um ‘porto seguro’.
“Estamos desbravando terreno com nossa iniciativa de emitir a primeira moeda estável indexada ao JPY, que muitos vêem como um ativo porto seguro”, comentou.
Leia Também
Stablecoin regulamentada
Para obter a aprovação para o trust, a GMO teve que cumprir requisitos rigorosos de programas de segurança cibernética, bem como atender aos padrões federais de combate à lavagem de dinheiro e sanções econômicas, disse a empresa em nota à imprensa.
“Estrategicamente, a GMO Trust fez parceria com exchanges de ativos digitais que operam globalmente para melhorar a acessibilidade e liquidez dos tokens”, diz o texto, acrescentando:
“Atualmente existem outras stablecoins regulamentadas, mas nenhuma está indexada ao JPY. Portanto, a GMO Trust assumirá a liderança no lançamento da primeira stablecoin regulamentada indexada ao JPY junto com a stablecoin indexada ao dólar dos Estados Unidos”.
Ainda de acordo com o DFS, o órgão começou a licenciar empresas envolvidas em atividades de negócios de moeda virtual em 2015 e, sob a liderança de Lacewell, a DFS revisou a abordagem regulatória do Departamento.