criptomoedas venezuela
Foto: Shutterstock

A Venezuela continua tentando arrumar formar para sobreviver às sanções dos EUA e a um bloqueio financeiro paralisante. Desta vez, a Venezuela optou por criar uma bolsa de valores “descentralizada” que usa versões digitais de ativos e instrumentos financeiros tradicionais.

Na quarta-feira (30), o presidente Nicolás Maduro anunciou a criação da “Lei Antibloqueio ao Desenvolvimento Nacional e à Garantia dos Direitos Humanos”. Ele descreve várias estratégias para estimular uma economia nacional que foi prejudicada por sete ordens executivas separadas dos presidentes dos EUA, Obama e Trump, e mais de uma dúzia de sanções adicionais.

Publicidade

Maduro disse que a lei promove o uso de criptomoedas – todas elas, não apenas a Petro, apoiada pelo estado – como uma forma de proteger a soberania financeira da Venezuela. “A lei anti-sanções é a primeira resposta … para dar nova força ao uso da Petro e outras criptomoedas, nacionais e globais, no comércio interno e externo, de modo que todas as criptomoedas do mundo, apoiadas pelo Estado e privadas, podem ser usadas”, disse Maduro.

Pouco depois, foi criada a nova Bolsa de Valores Descentralizada da Venezuela.

Apesar do amor da Venezuela por procedimentos administrativos extremamente centralizados, esta nova bolsa de valores é tão descentralizada quanto possível dentro do quadro jurídico atual. O governo afirma que todos os contratos e protocolos são públicos e auditáveis, e os participantes aparentemente possuirão suas próprias chaves e tokens.

A bolsa é uma plataforma DeFi rodando no blockchain Ethereum, onde os traders poderão trocar ativos tradicionais tokenizados na forma de contratos ERC223 (uma alternativa para ERC20) e ERC721 (tokens únicos) dependendo do caso. A razão para fazer isso é, aparentemente, permitir a negociação sem um intermediário centralizado.

Dessa forma, os investidores poderão negociar derivativos, commodities, imóveis, ações, ETFs e títulos na bolsa descentralizada. No entanto: nada de tokens com nomes engraçados de comida, criptomoedas estranhas ou farm. Embora o governo diga que deseja promover todos os criptomoedas, a plataforma só permite a negociação de ativos tradicionais (tokenizados).

Publicidade

Em transmissão ao vivo, Manuel Aaron Fajardo García, um dos líderes do projeto, disse que a bolsa atuará de forma independente do sistema tradicional e terá um mercado secundário peer-to-peer.

O experimento DeFi da Venezuela é outro em uma longa linha de testes de blockchain contra um pano de fundo geopolítico. É muito cedo para dizer se o objetivo principal é estimular a atividade financeira ou atrair investimento estrangeiro pela porta dos fundos dos ativos digitais.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
lupa mostra o logo da coinbase em uma tela de computador

Coinbase e CEO são alvos de nova ação coletiva nos EUA

Os denunciantes dizem que o modelo de negócios da Coinbase foi construído sob “mentiras” e “sonhos”
Imagem da matéria: Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

Maior plataforma P2P de Monero fecha após 7 anos de operação

A plataforma peer-to-peer focada na moeda de privacidade Monero (XMR) citou “uma combinação de fatores internos e externos” para sua decisão de fechar as portas
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
pesoa digita em tela do chatgpt

OpenAI pode desafiar Google e Perplexity com busca baseada em IA

O líder em IA poderia destronar o líder em buscas, com detetives da web descobrindo sinais de uma ferramenta de pesquisa ligada ao ChatGPT