Imagem da matéria: Banco Central ameaça multar Visa e Mastercard se iniciarem atividades no WhatsApp Pay
Foto: Shutterstock

O Banco Central do Brasil deu uma rasteira no projeto de pagamentos via WhatsApp lançado na semana passada e determinou na tarde desta terça-feira (23) que a Visa e a Mastercard suspendessem o início das atividades com o aplicativo do Facebook.

As duas gigantes de cartão de crédito deverão cessar “imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas”, diz a nota divulgada pela assessoria de comunicação do BC.

Publicidade

Conforme a autoridade monetária, a decisão foi motivada para preservar a competição e assegurar o funcionamento do mercado.

“A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”, diz o BC. Entre os riscos, quase um recado ao Facebook, é a menção à privacidade dos dados.

Caso as empresas descumpram a determinação, Visa e Mastercard estarão sujeitas à multa e processo administrativo sancionador.

PIX x Facebook Pay

O anúncio chega em um momento em que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vem disputando as atenções com o sistema desenvolvido pelo Facebook.

Diversos analistas do mercado de meios de pagamentos notaram a semelhança nas intenções dos dois sistemas, que é facilitar e reduzir os custos de transações financeiras.

O PIX promete revolucionar o mercado brasileiro a partir de 16 de novembro, quando entrará em operação.

De acordo com o Banco Central, 980 instituições que fizeram a solicitação, entre bancos, fintechs, cooperativas de crédito e outras empresas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Alguém quer pagar mais de R$ 750 mil por um papel escrito “Compre Bitcoin”

Alguém quer pagar mais de R$ 750 mil por um papel escrito “Compre Bitcoin”

Durante audiência do Congresso dos EUA em 2017, uma pessoa levantou um papel escrito “Compre Bitcoin” atrás da então presidente do Fed, Janet Yellen
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin mostra que a criptomoeda ainda tem espaço para subir, afirma Bitfinex

O preço do Bitcoin caiu essa semana, mas a Bitfinex afirma que o comportamento de grandes investidores é similar a 2020 — antes da grande corrida de alta
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”