Imagem da matéria: Pioneiro do bitcoin é intimado a depor contra Craig Wright, o falso Satoshi Nakamoto
(Foto: Shutterstock)

Jeff Garzik, pioneiro do bitcoin e atualmente CEO da startup ‘bloq’, recebeu uma intimação da Justiça dos Estados Unidos. Ele terá que depor sobre um processo bilionário que envolve Craig Wright e a família de David Kleiman, que morreu em 2013.

Assim que recebeu a intimação, Garzik se manifestou no Twitter:

Publicidade

“’Você está intimado’. Ação judicial sobre Bitcoin. No interesse da transparência radical, aqui está a intimação que acabou de chegar para mim”, disse, mostrando uma parte do documento.

Segundo o Cointelegraph, a intimação partiu de um Tribunal de um distrito no Sul da Flórida (EUA), registrado em fevereiro deste ano.

De acordo com Ira Kleiman, irmão de Kleiman e autor do processo, Craig aproveitou-se da circunstância da morte do irmão para transferir as criptomoedas da companhia para sua conta individual.

Kleiman foi um cientista da computação que supostamente participou do desenvolvimento do Bitcoin e da tecnologia blockchain.

Seu nome chegou a ser especulado como Satoshi Nakamoto, nome fictício do criador do bitcoin e autor do whitepaper da criptomoeda.

Após o falecimento, sua família alegou que Wright teria se apossado de mais de 1 milhão de unidades de bitcoin (cerca de R$ 15 bilhões segundo IPB), pois esta seria a parte do cientista.

Publicidade

Ele possuía deficiência e vivia internado. No entanto, ele era muito procurado por autoridades por conta sua experiência com informática.

Wright, que já se autoproclamou criador do Bitcoin, supostamente tentou ajudar a família, mas eles alegam que nunca houve devolução de nenhum fundo.

Conforme o processo, Wright se esqueceu de uma série de contratos que deveriam ter sido cumpridos, como a transferência de ativos entre pessoas físicas e empresas.

A acusação diz que Wright atrasou esses contratos e falsificou assinaturas de Kleiman, diz a reportagem.

Garzik foi intimado, então, para revelar qualquer evidência à “teoria pessoal” de que Kleiman era Satoshi Nakamoto. A intimação também pede para fornecer todas as comunicações, acordos e documentos relacionados a Wright e Kleiman.

Publicidade

Wright, então, requereu à corte para arquivar o processo contra ele, mas a o pedido foi rejeitado. O documento do tribunal confirma que há razões por parte dos que pleiteiam um pedido de conversão.

A justiça busca, também, toda a relação documentada entre Kleiman com Ian Grigg, Richard Zalusk e Roger Ver e também informações sobre atividade de mineração de Bitcoin do período de primeiro de janeiro de 2009 e abril de 2013.

A companhia W&K Info Defense and Reasearch LLC, engajada em mineração de bitcoins e desenvolvimento e pesquisa de software, foi fundada por Craig Wright e Dave Kleiman em 14 de fevereiro de 2011.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br


VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum estão se recuperando após alguns dias difíceis que antecederam a decisão do Federal Reserve de não alterar as taxas de juros
Roger Ver em palestra sobre o Bitcoin

“Jesus do Bitcoin”, Roger Ver é preso na Espanha sob acusações de fraude fiscal nos EUA

Fundador do site Bitcoin.com e ‘pai’ do Bitcoin Cash está sendo investigado por fornecer informações falsas sobre bitcoins de duas empresas ao fisco norte-americano
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano