Fachada da Fidelity investments
Shutterstock

A Fidelity Investments entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para listar uma classe on-chain do seu Fundo Digital do Tesouro, tornando-se a mais nova instituição financeira a entrar no crescente mercado de ativos do mundo real, ou RWA.

Enviada na sexta-feira (21), a declaração de registro preliminar da Fidelity revela que o fundo on-chain usará a blockchain da rede Ethereum, embora possa no futuro usar outras redes públicas de primeira camada, “sujeito à elegibilidade e outros requisitos que o fundo possa impor”.

Publicidade

O Fundo Digital do Tesouro da empresa é negociado sob o código FYHXX na Bolsa de Valores de Nova York, tendo a Fidelity registrado o fundo originalmente na SEC em setembro do ano passado.

Como um fundo do mercado monetário, ele investe em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e em dinheiro, com o registro de sexta-feira afirmando que ele normalmente investe pelo menos 80% de seus ativos especificamente em títulos do Tesouro.

O registro para a classe de ações on-chain da Fidelity também declara que, “no futuro, as ações da classe OnChain podem estar disponíveis para compra, venda ou transferência de um investidor para outro investidor (ou potencial investidor) (“peer-to-peer”) no blockchain ou em um mercado de negociação secundário.”

No entanto, a declaração acrescenta que atualmente não há acordo para disponibilizar as ações on-chain do fundo para negociação em mercados secundários, e que pode nunca haver.

Publicidade

Como uma classe de ações baseada em blockchain, as novas ações on-chain registrarão a propriedade na rede Ethereum, mas a Fidelity também manterá o registro oficial da propriedade das ações “em forma de registro contábil”, ao mesmo tempo em que reconciliará ambos os registros.

Isso pode levantar a questão de por que listar uma classe de ações baseada em blockchain para o fundo, mas a chefe de gestão de ativos digitais da Fidelity, Cynthia Lo Bessette, disse ao Decrypt que a tokenização ajudará a “melhorar as experiências dos clientes” e os resultados.

“Vemos promessa na tokenização e sua capacidade de ser transformadora para o setor de serviços financeiros ao impulsionar eficiências transacionais com acesso e alocação de capital em todos os mercados”, disse ela. “Ao analisar casos de uso, postar um ativo tokenizado como garantia não monetária para satisfazer requisitos de margem pode melhorar as infraestruturas operacionais e aumentar a eficiência de capital.”

Da mesma forma, uma fonte familiarizada com o novo produto disse ao Decrypt que, a longo prazo, a tokenização de ativos do mundo real tem o potencial de transformar drasticamente os mercados financeiros.

Publicidade

De acordo com a fonte, há uma expectativa de que os RWAs possam reduzir os custos de negociação e os riscos de mercado, expandindo assim o acesso dos investidores aos mercados e aumentando a liquidez.

Talvez o mais interessante seja que a fonte também sugeriu que a tokenização de ativos pode acabar criando novos casos de uso para ativos tradicionais, já que os abrirá para negociação 24 horas por dia, 7 dias por semana e liquidação instantânea.

Figuras que trabalham no subsetor de tokenização concordam amplamente com o otimismo da Fidelity, com Timo Lehes, cofundador da plataforma de negociação de criptomoedas e RWA Swarm, sediada na Alemanha, dizendo ao Decrypt que os ativos tokenizados podem oferecer maior liquidez, maior eficiência e maior acessibilidade.

“Ao digitalizar ativos em um blockchain, a propriedade fracionada também se torna possível”, ele disse, “permitindo que investidores menores comprem ativos de alto valor por desembolsos de capital muito menores”.

Em contraste, Lehes argumenta que os ativos tradicionais podem ter uma tendência a prender os investidores devido à falta de liquidez e processos de vendas mais longos, com “práticas de custódia opacas” e intermediários, entre outros aspectos negativos.

Publicidade

“Ao contrário do ativo subjacente simples, as versões tokenizadas também adicionam programabilidade”, ele acrescentou, explicando que os contratos inteligentes podem automatizar dividendos e, ao mesmo tempo, colocar funções de compliance onchain.

Parece que outras instituições financeiras além da Fidelity perceberam o potencial dos RWAs tokenizados, com protocolos de ativos do mundo real ultrapassando US$ 10 bilhões em valor total bloqueado (TVL) há apenas alguns dias.

Isso inclui o fundo BUIDL da BlackRock, lançado em março do ano passado e agora responsável por cerca de US$ 1,2 bilhão em TVL.

A categoria também inclui o OnChain US Government Money Fund da Franklin Templeton, que em abril do ano passado permitiu transferências peer to peer de suas ações.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun "dentro de uma semana"

Exchange descentralizada da Solana, Raydium lançará alternativa à Pump.fun “dentro de uma semana”

Raydium anunciou que lançará na próxima semana sua nova plataforma de lançamento de tokens flexível, chamada LaunchLab
Imagem da matéria: Binance suspende funcionário por "má conduta" em investigação de negociações

Binance suspende funcionário por “má conduta” em investigação de negociações

Comportamento do funcionário “constitui front-running com base em informações não públicas”, escreveu a Binance em comunicado
Brad Garlinghouse CEO da Ripple e XRP

CEO da Ripple espera que um ETF de XRP seja lançado nos EUA até o final do ano

Brad Garlinghouse também afirmou que uma IPO da Ripple Labs é possível, mas que no momento não é prioridade
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Jerome Powell: conheça a trajetória do presidente do FED e guardião do sistema financeiro global | Análise

Decisões do presidente do FED impactam desde a rentabilidade da poupança de um trabalhador comum no Brasil até a rolagem da dívida externa de países africanos