Criador da FTX, Sam Bankman_Fried falando no Congresso dos EUA
Criador da FTX, Sam Bankman-Fried no Congresso dos EUA (Foto: Reprodução)

Os pais de Sam Bankman-Fried, o criador da exchange de criptomoedas FTX que foi preso nos EUA por fraude e conspiração, estão supostamente explorando como conseguir um perdão do presidente Donald Trump para seu filho, sentenciado em março do ano passado a 25 anos de prisão.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, Joseph Bankman e Barbara Fried vêm estreitando laços com pessoas ligadas ao círculo interno do presidente Trump, como advogados, para então tentar um perdão presidencial por seus crimes financeiros, como ocorreu recentemente com o criador da Silk Road, Ross Ulbricht.

Publicidade

No entanto, ao contrário de Ulbricht, Bankman-Fried não tem amplo apoio público, embora ele argumente que sua sentença é excessivamente dura, especialmente porque a maioria dos clientes da FTX recuperou suas perdas financeiras.

O casal Joseph Bankman e Barbara Fried, que dá aulas na Faculdade de Direito de Stanford e fazia parte do círculo interno da FTX, chegou a garantir sua residência como fiança para ver Sam Bankman-Fried solto durante o processo judicial, que culminou na prisão do empresário.

A prisão de Sam Bankman-Fried

Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão no dia 28 de março de 2024 após ser considerado culpado de sete acusações de fraude, lavagem de dinheiro e conspiração.

Ele foi considerado culpado de ter desviado mais de US$ 8 bilhões em fundos de clientes da exchange de criptomoedas FTX, usando-os para financiar tudo, desde investimentos de risco de moonshot até patrocínios pagos com atletas famosos como Tom Brady.

Publicidade

Por sua vez, a FTX foi uma das maiores empresas de criptomoedas do setor, mas que faliu rapidamente com a má gestão criminosa de Bankman-Fried e sua equipe.

Sobre Ross Ulbricht, ele pegou prisão perpétua em 2015 por vários crimes, incluindo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cometidos através da Silk Road — um mercado online que só podia ser acessado através do Tor, um navegador anônimo, que trocava ilícitos por Bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin sendo descoberto por uma bandeira da Noruega

Maior fundo soberano do mundo acumula US$ 350 milhões em exposição indireta ao Bitcoin

O fundo norueguês mantém ainda participações em várias empresas públicas relacionadas a criptomoedas, como Coinbase e MicroStrategy
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Presidente do Fed diz que bancos têm sinal verde para oferecer serviços com criptomoedas

Para Jerome Powell, “os bancos são perfeitamente capazes de atender clientes de criptomoedas”
tela de celular mostra logo da deepseek

O que é DeepSeek? O rival chinês do ChatGPT que está conquistando o mundo

O modelo de IA de baixo custo e alto poder da DeepSeek abalou a indústria global do setor e os debates sobre ética. Veja como eles fizeram isso
ilustração de trump em cima de touro - trump trade

CEOs de Wall Street se animam com agenda pró-cripto do presidente Donald Trump

O alto escalão dos bancões de Wall Street parece estar aproveitando o melhor momento da indústria de criptomoedas