Mão segurando um celular com o logo dourado da corretora Gemini
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Gemini seguiu os passos da Binance e OKX ao deixar o mercado canadense. A notícia veio depois que o regulador do Canadá anunciou uma série de novas restrições a empresas de criptomoedas em fevereiro de 2023, impondo padrões mais rígidos no que diz respeito à custódia de fundos e ao fornecimento de alavancagem.

De acordo com as novas regras, as corretoras de criptomoedas também precisarão fornecer lotes diários de dados financeiros aos Administradores de Valores Mobiliários do Canadá (CSA) e precisarão de permissão clara para oferecer stablecoins aos clientes.

Publicidade

A Gemini, fundada e operada pelos gêmeos Winklevoss, fechará todas as contas canadenses em 31 de dezembro, pedindo que os usuários saquem seus fundos em dinheiro e criptomoedas antes disso.

A Gemini não deu nenhuma razão para deixar o mercado canadense. A Binance anunciou uma medida semelhante em maio de 2023, citando “novas orientações relacionadas a stablecoins e limites de investidores fornecidos a exchanges de criptomoedas”, o que, segundo ela, tornou o mercado canadense “insustentável” para a empresa.

Em março de 2023, a OKX anunciou que estava deixando o Canadá, instando os usuários a sacar seu dinheiro e criptomoedas até junho de 2023. A empresa de stablecoin Paxos também deixou o país em resposta à proibição, assim como a Bybit em maio do mesmo ano.

Embora a Gemini possa estar deixando o país por vontade própria, muitas outras empresas de criptomoedas não tiveram tanta sorte no passado. O Canadá já demonstrou sua disposição de expulsar empresas que não atendem aos seus requisitos de compliance.

Publicidade

KuCoin e Poloniex foram banidas do solo canadense em 2022 por não atenderem aos requisitos da lei de valores mobiliários, conforme estabelecido pela Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (OSC).

Apesar da Gemini e muitos dos maiores players terem deixado o mercado, os canadenses ainda têm uma seleção de exchanges disponíveis, incluindo Kraken, Coinbase e Bitget.

A CSA alegou que está endurecendo as regras sobre as exchanges no interesse de proteger os clientes, citando muitas das falências durante o inverno cripto de 2022, como FTX, BlockFi, Voyager e Genesis.

O regulador recentemente adiou o prazo para cumprimento das regulamentações sobre corretoras de criptomoedas até o final de 2024, da data original em outubro, para dar às empresas mais tempo para cumprir os requisitos.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

BONK rouba cena de Dogwifhat e atinge nova máxima histórica

Bonk retoma o posto de maior memecoin da rede Solana, superando a Dogwifhat
Imagem da matéria: As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Após introduzir criptomoedas na Overstock em 2014, o diretor Jonathan Johnson afirmou ser “loucura” que varejistas não aceitem Bitcoin como forma de pagamento
Imagem da matéria: Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Os ventos favoráveis estão ajudando a alimentar o otimismo no setor cripto, incluindo as adoráveis memecoins inspiradas em cachorros e até no Elon Musk
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC