Uma parlamentar pró-Bitcoin do Congresso alemão (Bundestag), Joana Cotar, criticou publicamente a decisão do governo de vender suas substanciais reservas de BTC.
A posição de Cotar surge após a transferência de centenas de milhões em Bitcoin de carteiras governamentais para exchanges e mesas de negociação, sinalizando o início de um processo de liquidação em grande escala.
Hoje (5) mesmo, o governo alemão transferiu 547,44 BTC, avaliados em aproximadamente US$ 30,09 milhões, para o formador de mercado Flow Traders, segundo a empresa de inteligência blockchain Arkham. Esta transferência representa apenas uma fração das reservas governamentais de 41.000 BTC, atualmente avaliadas em US$ 2,27 bilhões.
As liquidações de Bitcoin foram atos míopes, de acordo com Cotar.
“Em vez de manter o Bitcoin como moeda de reserva estratégica, como já está sendo debatido nos EUA, nosso governo está vendendo em grande escala,” ela escreveu no Twitter.
Defesa ao Bitcoin
Cotar, uma independente que foi membro do partido Alternativa para a Alemanha até 2022, serve no Bundestag desde 2017. Esta não é a primeira vez que ela defende o Bitcoin. Ela já usou uma camiseta de BTC ao discursar no Parlamento e fez do apoio ao Bitcoin parte de sua plataforma política.
Leia Também
Em sua carta, Cotar enfatizou a oportunidade perdida potencial para a Alemanha se posicionar na vanguarda da inovação financeira e da soberania econômica.
A carta foi endereçada a importantes autoridades governamentais, incluindo o Ministro-Presidente da Saxônia Michael Kretschmer, o Ministro Federal das Finanças Christian Lindner e o Chanceler Olaf Scholz. Cotar argumentou a favor de reter e alavancar estrategicamente o BTC apreendido.
“O Bitcoin oferece uma oportunidade única de diversificar os ativos do estado”, escreveu Cotar, destacando o potencial de reduzir os riscos associados às classes de ativos tradicionais.
Ela também argumentou a favor do papel do BTC na preservação de valor a longo prazo, dizendo que sua escassez e natureza deflacionária poderiam servir como proteção contra a inflação.
“Um quadro legal claro decorrente do interesse próprio do estado na tecnologia Bitcoin promoveria a inovação local e o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e financeiro positivo na Alemanha”, disse Cotar.
Ela também argumentou que manter o Bitcoin — e abraçar a tecnologia blockchain subjacente — ajudaria o país a atrair talentos de ponta e a fomentar o progresso nos setores financeiro e tecnológico.
Em vez de vender, Cotar propôs desenvolver uma estratégia abrangente para o Bitcoin: “Isso poderia incluir manter o Bitcoin no tesouro do estado, emitir títulos de Bitcoin ou criar um ambiente regulatório favorável”, finalizou.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto