Um novo suposto golpe de pirâmide financeira que promete multiplicar o dinheiro do investidor por meio de uma “moeda online da China” começou a ser divulgado no Brasil. Trata-se de uma falsa corretora, chamada Yuan Profit, que tenta levar o investidor ao erro fazendo com que ele acredite estar comprando o yuan digital, também conhecido pela sigla e-CNY.
O yuan digital é a CBDC (sigla em inglês para Moeda Digital do Banco Central) da China, que ainda está em fase de testes. Tanto a China quanto o Brasil estão testando esse tipo de tecnologia para facilitar pagamentos ao criar uma versão digital de suas moedas fiduciárias. No Brasil, o projeto de real digital ganhou recentemente o nome de Drex.
Como essas CBDCs estão em fase incial de testes e sequer foram lançadas, qualquer oferta de venda desses ativos não passa de uma tentativa de golpe.
A origem da Yuan Profit
A reportagem fez um levantamento através da ferramenta Whois e constatou que o domínio ‘yuanprofit.com’, que também possui a extensão para ‘/br’, foi criado em 11 de junho de 2023.
O endereço físico que consta é “Jaurisova 515/4, Praha 4, CZ”. Imagens no Google Maps mostram que se trata de um prédio possivelmente residencial em Praga, na República Tcheca.
A página também não possui links para redes sociais, tampouco email para contato. Um formulário de contato online não retornou aos questionamentos da reportagem.
O site começa elogiando as criptomoedas para tentar envolver o leitor:
“As moedas online são amplamente consideradas como o futuro da economia. Portanto, se você ainda não se aprofundou nas criptomoedas, agora é a oportunidade perfeita para fazê-lo com o Yuan Profit e obter uma compreensão abrangente”.
Governo da China não vai lançar uma criptomoeda
O texto segue tentando confundir o leitor, tratando o yuan profit e o yuan digital como se fossem a mesma coisa.
O site Yuan Profit se apresenta na versão em português como “a plataforma oficial para a nova criptomoeda da China”, o que não é verdade.
Outro ponto é que a página diz ser uma corretora e até alerta sobre os riscos. A reportagem consultou a Central de Sistemas da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) para verificar se havia dados cadastrais da Yuan Profit, mas nada foi encontrado.
Segundo as regras da autarquia, se não há autorização ou dispensa para uma empresa de serviços financeiros captar fundos em solo brasileiro prometendo entregar rendimentos, a oferta está irregular, assim como qualquer operação forex.
Propaganda paga para divulgar golpe
Em uma publicação paga no site proflowbiz.com, direcionada a brasileiros, uma suposta equipe por trás da Yuan Profit publicou um texto com o título “Relatório Especial: A China Apoia Oficialmente uma Criptomoeda e Estabelece-a como a sua Moeda Oficial”.
O artigo com informações falsas também menciona um nome genérico, “Afonso Tavares”, que apresentam como um “bilionário brasileiro”. Após pesquisas no Google e redes sociais, a equipe do Portal do Bitcoin não encontrou tais referências.
O texto fraudulento promete que se as pessoas comprassem a suposta moeda da China por US$ 0,09, elas se tornariam ricas no futuro. “Em apenas 4 horas, o preço aumentou de 0,09 para $0,231, o que significa que o meu depósito inicial de $250 agora vale $938.1!”, diz um trecho do farsante.
O site proflowbiz.com — registrado na Austrália — não é uma página específica de notícias, mas de consultoria. Procurada por e-mail para comentar o assunto, o site não retornou às mensagens até a publicação desta reportagem.
Leia Também
Golpe detectado por usuários de redes sociais
No início deste mês, usuários das redes sociais já detectaram o suposto golpe da Yuan Profit. Um usuário do Facebook de Portugal, de forma irônica, lamentou pelas pessoas que acreditaram no negócio:
Nesta semana, um suposto mexicano que se apresenta como “Wislobocki Tomasz” no Facebook divulgou um link supostamente de referência que direciona para a página do Yuan Profit, o que reforça a suspeita de pirâmide. Procurado para comentar o assunto, ele não respondeu até este artigo ser publicado.
Outra conta no X segue o roteiro fraudulento. Registrado com o nome Tony Meadows (@tonymeadows100), o post diz que o governo chinês teria “anunciado uma criptomoeda como moeda oficial”, que sua venda teria sido iniciada no dia “9 de outubro”, e que “atualmente essas moedas podem ser compradas apenas no Yuan Profit”.
O golpe também chamou a atenção de Richard Turrin, que se apresenta no X como o autor do livro Cashless, cujo tema é justamente sobre o funcionamento da CBDC do governo da China.
“Alerta de Golpe. É uma farsa. Não é o verdadeiro yuan digital”, escreveu.
SCAM ALERT
— Richard Turrin (@richardturrin) October 17, 2023
Yuan Profit ™ | Official & Updated Website【2023】
This is a scam, not the real #digitalyuan. Others include "Yuan Pay"#fintech #tech #finserv #AI@psb_dc @BetaMoroney@efipm @BrettKing@spirosmargaris@mikeflache@enricomolinari@jasujahttps://t.co/DpacbhIepC
Falsa promessa de rendimentos
Tanto o yuan digital (e-CNY) quanto o real digital (DREX) jamais terão distribuição através de ICO (sigla em inglês para Oferta Inicial de Moeda) ou venda pela internet, pois são moedas controladas por seus bancos centrais.
Esses projetos estão sendo desenvolvidos para digitalizar as moedas fiduciárias existentes e, portanto, terão sempre o mesmo valor do ativo com o qual fazem paridade.
Aliás, o governo chinês é tão averso às criptomoedas que criou o e-CNY para não perder espaço para elas, no que tange pagamentos digitais.
Desde 2021 é proibido no país tanto a atividade de mineração quanto a negociação de criptomoedas — há anos nenhuma plataforma pode operar na região, nem as mais famosas, como Coinbase e Binance, por exemplo. Trata-se de uma postura que o governo chinês adotou contra o ambiente cripto no país.
Para se ter uma ideia de quão grave é mexer com cripto na China, Yi Xiao, um ex-funcionário da província de Jiangxi, no sudeste do país, foi acusado de abusar de seu poder para facilitar atividades de mineração de criptomoedas. Em agosto deste ano, Xiao foi condenado à prisão perpétua.
Golpe similar ocorreu há três anos
Durante as pesquisas, a reportagem localizou um antigo tweet feito pela conta @fakewebbuster que remete a um relatório sobre um golpe parecido com o Yuan Profit, chamado Yuanpaygroup.
O relatório também encontrou outro site chamado YuanPay Team com promessas idênticas, o que leva a crer que ambas páginas podem ter sido criadas pelos mesmos golpistas.
Na época, as promessas de lucros com o falso yuan digital chegaram a 5.084%.
Is Yuanpaygroup fake or real? Find out if #yuanpaygroup is legit or a scam. Can you get 5,084% profit from digital yuan? https://t.co/csVZZfMQGc#InvestmentScam #DigitalYuan @scamadviser @Trustpilot @ForbesCrypto @FinancialTimes @richardbranson @peterthiel
— Fake Website Buster (James Greening) (@fakewebbuster) March 11, 2021
- Quer fazer uma denúncia? Envie um e-mail para [email protected]