painel com botoes cinza e um vermlhor sinalizando atque de 51 porcento
Shutterstock

ViaBTC, um dos maiores pool de mineração de criptomoedas do setor, passou a assumir o controle de 53,8% do hashrate da moeda de privacidade Zcash (ZEC). Essa porcentagem assusta a comunidade porque à medida que uma única entidade é responsável por 51% do poder computacional empregado a uma rede, ela se torna capaz de manipulá-la.

O evento soou o alerta da corretora de criptomoedas Coinbase, que implementou medidas de precaução para proteger os investidores em caso de um possível ataque.

Publicidade

“Para proteger nossos usuários, a Coinbase aumentou requisitos de confirmação de rede Zcash e configurou os trades para somente o limite permitido”, diz um trecho do post no blog da Coinbase.

Quando a modalidade de trade se resume a somente limite (limit-only, em inglês), significa que os traders não podem fazer ofertas de mercado.

Conforme descreve as medidas preventivas, a plataforma da Coinbase vai exigir 110 confirmações de bloco antes de confirmar qualquer depósito da ZEC, o que aumenta o tempo de duração para a efetivação da transferência, de 40 minutos para 2,5 horas. 

Segundo a exchange, isto servirá “para reduzir o risco de [ataques de] gastos duplos ou transações fraudulentas”. Neste tipo de ataque, o mau ator consegue gastar as mesmas moedas digitais mais de uma vez, como ocorreu duas vezes com a rede da Ethereum Classic (ETC) há cerca de três anos.

Publicidade

O risco da centralização

A Coinbase afirma também que entrou em contato diretamente com as equipes da Electric Coin Company, que está por trás da Zcash, e ViaBTC “para mitigar riscos potenciais para a comunidade em geral”.

“Compartilhamos nossas preocupações sobre os riscos da centralização da mineração e fornecemos recomendações para diversas opções que qualquer uma das partes poderia implementar para reduzir o risco de um ataque de 51%”, ressalta a Coinbase sobre o evento da Zcash.

Gráfico mostra que ViaBTC controla 53,4% do hashrate do Zcash (Fonte: MiningPoolStats)

Um ataque de 51% refere-se a ataques em que agentes mal-intencionados assumem a maior parte do poder da rede (portanto, 51%) e podem, por conta própria, impor políticas na rede, como reverter transações para gastar duas vezes uma mesma criptomoeda.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Mão segurando celular com o logo da carteira de criptomoedas MetaMask

MetaMask lança sistema para acabar com prática que drena dinheiro dos usuários do Ethereum

Smart Transactions busca fazer com que clientes sejam protegidos da prática de máximo valor extraível na blockchain Ethereum
solana, criptomoedas,

Este evento vai fazer a Solana atingir US$ 400 este ano, projeta analista

Para analista da Merkle tree, a Solana pode disparar 170% este ano puxado por memecoins ligadas aos candidatos na eleição dos Estados Unidos
Celular com logotipo da BInance

Binance anuncia fim do suporte a uma stablecoin que afetará pares com Bitcoin e Ethereum

A exchange também anunciou a listagem de novos pares de negociação com Lira turca