O governo dos Estados Unidos transferiu nesta quarta-feira (12) cerca de 9.825 BTC (R$1,4 bilhão na atual cotação do Bitcoin) ligados ao Silk Road, o antigo mercado da deep web responsável por engordar carteiras de criptomoedas hoje controladas pelo governo americano.
Foram duas transações, uma de 506 BTC e outra de 9.318 BTC, que espalharam os fundos para pelo menos três endereços diferentes.
As movimentações foram divulgadas no Twitter pelo perfil Wu Blockchain, que postou as transações partindo da carteira (bc1…3y7wp) ligada ao Silk Road e hoje em posse do Departamento de Justiça dos EUA.
Na primeira transação de 9.318 BTC, um dos endereços de destino (361yog…38ikj) recebeu a maior quantidade de moedas, de 8.200 BTC. O segundo (bc1…mjmu7) recebeu os 1.118 BTC restantes. Ao que tudo indica, esse segundo endereço é responsável por receber o troco da transação.
Antes dessa transação de maior valor, outros 506 BTC haviam partido da mesma carteira controlada pelo governo americano. Neste caso, 0.01 BTC foram para o mesmo endereço de destino (361yog…38ikj), com 506 BTC indo para um endereço de troco (bc1…dl7gup).
As transações mencionadas seguem pendentes na blockchain do Bitcoin, o que quer dizer que ainda aguardam confirmação dos mineradores, conforme ressalta o The Block.
Leia Também
O site observa que ambas as transações usam a função “replace by fee”, que permite substituir a transação por uma que aceita pagar uma taxa mais alta e assim, aumenta a chance de ser incluída na blockchain mesmo em períodos de grande congestionamento da rede.
EUA estão vendendo Bitcoin?
Em março deste ano, o governo dos EUA deu início a uma série de vendas de Bitcoin apreendidos do Silk Road. No dia 14 de março, o país realizou o despejo de 9.861 BTCs no mercado, uma venda que representou cerca de R$ 1,4 bilhão na cotação da época.
Na ocasião, o governo americano revelou os planos de vender os 50 mil BTC apreendidos em novembro passado de James Zhong, homem que confessou ter obtido as reservas da criptomoeda em 2012 no Silk Road.
Quando realizou a primeira venda em março, o governo dos EUA confirmou que o plano era liquidar os 41.490 BTC restantes em quatro parcelas ao longo de 2023. Desso modo, o evento de hoje podem resultar na liquidação dos bitcoins movimentados pelo governo americano.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo