O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou publicamente sobre criptomoedas pela primeira vez — e não foi com um tom positivo. Ao discursar neste domingo (21) no encerramento do encontro da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, o presidente americano disse:
“Não vou concordar com um acordo que proteja ricos fraudadores de impostos e traders de criptomoedas, colocando em risco a assistência alimentar [para americanos].” Esse trecho do discurso de Biden foi compartilhado pelo canal de TV Sky News (veja abaixo).
BREAKING: President Joe Biden speaking on the final day of the G7 summit
— Sky News (@SkyNews) May 21, 2023
"I'm not going to agree to a deal that protects wealthy tax cheats and crypto traders while putting food assistants at risk."https://t.co/q2ATjj9RFh
📺 Sky 501, Virgin 602, Freeview 233 and YouTube pic.twitter.com/PIf0O5tKXq
A frase foi dita enquanto Biden abordava as negociações em andamento com líderes do congresso americano para resolver a crise orçamentária que atinge o país.
Atualmente, Biden negocia com os congressistas o aumento do teto da dívida federal, à medida que cresce o temor de que o governo possa não conseguir pagar todas as suas contas em junho.
Enquanto republicanos defendem cortes drásticos de gastos em troca de apoio para o aumento do limite da dívida, Biden traça os limites da barganha.
Em um tweet feito no início de maio, Biden já havia usado uma narrativa parecida a de seu discurso de hoje. Ele defendeu que o congresso deveria cortar gastos acabando com o que chama de “brechas” no recolhimento de impostos que beneficiam os “ricos investidores em criptomoedas”.
Leia Também
We don’t have to guess what MAGA House Republicans value. They’re telling us. pic.twitter.com/BM6JGMEFeq
— President Biden (@POTUS) May 9, 2023
Joe Biden vs criptomoedas
A administração de Joe Biden passou a mirar as criptomoedas como uma possível indústria para aumentar a taxação.
Uma proposta de imposto de 30% sobre empresas de mineração de criptomoedas foi o foco de um relatório divulgado pela Casa Branca em 2 de maio, no qual a administração reiterou sua posição de que reduzir os lucros dos mineradores é do interesse das comunidades americanas e do meio ambiente.
A medida afetaria os mineradores de criptomoedas a partir de 2024 e exigiria que essas empresas pagassem ao governo um imposto com base em seus custos associados à eletricidade – começando em 10% e aumentando a cada ano até chegar a 30%.
O orçamento de 2024 da Casa Branca estima que isso poderia ajudar o governo a reduzir seu déficit em US$ 74 milhões no primeiro ano, potencialmente chegando a US$ 444 milhões até o ano fiscal de 2033.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.