Enquanto o mundo continua a refletir sobre o quão longe a Inteligência Artificial (IA) chegou com projetos como o ChatGPT, pesquisadores chineses afirmaram recentemente que foram capazes de quebrar a criptografia usando a computação quântica—algo que os cientistas presumiram estar a anos de acontecer.
Um grupo de investigadores chineses publicou um artigo científico no mês passado, dizendo que usaram computadores quânticos para quebrar um algoritmo RSA padrão que muitas indústrias—incluindo bancos, telefones celulares e armazenamento de dados—usam para suas medidas de criptografia.
Leia também: ChatGPT – Dá para usar essa inteligência artificial no mercado de criptomoedas?
De acordo com o Financial Times, os pesquisadores chineses disseram que usaram seu algoritmo para fatorar um número com 48 bits em um computador quântico com dez qubits (bits quânticos) e que ainda não tentaram escalá-lo para trabalhar em um sistema muito maior.
Embora a alegação tenha suscitado alguma preocupação com essa tecnologia de ponta de segurança, muitos especialistas consideram que tal avanço é impossível—pelo menos por enquanto.
Andre Konig, CEO e Cofundador da Global Quantum Intelligence, disse ao Decrypt em uma entrevista que “um colega nosso apelidou essa notícia como a maior farsa que viu em cerca de 25 anos.”
Konig chamou o artigo de alarde e uma análise sobre metodologias e abordagens existentes, sem uma prova de conceito que demonstraria a quebra bem-sucedida dos padrões de criptografia atuais. “O artigo em si não anuncia nada realmente novo.”
O que é a criptografia?
A criptografia ajuda a proteger as informações de serem acessadas mesmo quando são interceptadas por hackers, agentes mal-intencionados ou estados-nação que podem tentar roubar dados pessoais ou financeiros. Este meio seguro de embaralhar e decifrar informações é fundamental para blockchains como a Bitcoin Network e criptomoedas em geral, que armazenam coisas como detalhes de transações em um livro-razão descentralizado amplamente acessível pela internet.
O que é Computação Quântica?
A Computação quântica usa a mecânica quântica para realizar operações em dados a velocidades muito maiores do que os computadores modernos. Os computadores quânticos, muitas vezes mais poderosos do que um PC desktop médio, são atrativos para a criptografia de cálculo pesado, mas são muito mais complexas de construir, programar e usar. Sua velocidade e poder de processamento, temem os entusiastas da criptografia, podem um dia ser capazes de quebrar a criptografia usada para proteger o Bitcoin.
“Algumas pessoas em nossa indústria chamam de Y2Q (um acrônimo para “Years to Quantum”, uma brincadeira sobre quantos anos a Computação Quântica levará para quebrar a criptografia existente hoje)”, disse Konig.
“Y2Q”, observou Konig, é o momento desconhecido no futuro, quando a computação quântica atinge um avanço mainstream—uma referência à forma como “Y2K (um acrônimo para Year 2000)” foi usado no final dos anos 1990 na indústria de computadores. Na época, a indústria olhava para a meia-noite, 31 de dezembro de 1999, como o dia em que os computadores do mundo todo iriam travar, causando um colapso global.
Konig diz que, embora os pesquisadores não saibam quando o Y2Q acontecerá, a indústria está explorando a possibilidade do dia em que os computadores quânticos se destacarão. “Acho que levará cerca de dez anos para acontecer”, disse ele. “Mas se você é um desses provedores com informações críticas, precisa se preocupar com isso hoje.”
Leia Também
Qual é a ameaça ao Bitcoin?
O Bitcoin nunca foi hackeado com sucesso, mas muitos vêem ataques de força bruta usando computadores quânticos como a provável ferramenta que alguém usaria para derrubar o Bitcoin.
De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, os ataques de força bruta usam tentativa e erro para adivinhar strings como credenciais de login e chaves de criptografia, trabalhando em todas as combinações possíveis na esperança de encontrar uma correspondência. Com a tecnologia atual, esses ataques podem levar anos, até décadas, para serem bem-sucedidos.
Os computadores quânticos poderiam, teoricamente, decifrar a criptografia complexa em horas ou minutos.
“Isso destruiria completamente o mercado”, afirma David Schwed, COO da empresa de segurança blockchain, Halborn, ao Decrypt. “Mas não é apenas a criptografia, é qualquer coisa criptografada: se você está quebrando ECDSA (Elliptic Curve Digital Signature Algorithm) ou quebrando RSA, você será capaz de quebrar qualquer criptografia.”
Schwed acredita que, se os pesquisadores tivessem sucesso no desenvolvimento da computação quântica, o primeiro alvo não seriam as criptomoedas, mas as enormes reservas de dados criptografados vazados e roubados que os estados-nação acumularam ao longo dos anos.
“[Eles estão] apenas esperando o dia em que podem decifrar esses dados”, disse ele. “Isso, para mim, seria mais preocupante do que o mercado cripto.”
“Os chineses não vão nos dizer que podem quebrar a criptografia se puderem quebrar a criptografia”, acrescentou Schwed. “Eles vão quebrar a criptografia e fazer o que quiserem com essa nova tecnologia.”
Schwed e Konig concordam que anunciar a capacidade de quebrar a criptografia seria estranho para um país.
Quem trabalha com computação quântica?
Embora os computadores quânticos ainda possam estar a anos de representar uma ameaça à criptografia e às criptomoedas, várias empresas—incluindo Google, Microsoft, Amazon, Raytheon e Lockheed Martin—entraram na corrida para trazer a computação quântica para o mercado.
“Eu acho que [é] extremamente urgente”, disse Konig. “Porque não importa se leva cinco anos, dez, ou até mesmo 15 anos, consertar seus sistemas vai consumir recursos consideráveis”. Então você realmente tem que começar a pensar nisso hoje.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB