Miami vai lançar tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês). Na quinta-feira (28), o prefeito da cidade americana, Francis Xavier Suarez, compartilhou planos de lançar cinco mil NFTs desenvolvidos na rede Ethereum ainda este ano. Miami está se unindo à TIME USA, publicadora da revista TIME, bem como Mastercard e Salesforce nessa empreitada.
Os NFTs — tokens desenvolvidos em blockchain que indicam propriedade sobre um item — estão sendo criados por 56 diferentes artistas de Miami que “representam a área de 56 milhas quadradas da cidade”, de acordo com um comunicado de imprensa.
A Time USA ajudará a definir a estratégia NFT da cidade e executar o projeto enquanto a Mastercard irá oferecer aos holders dos NFTs de Miami benefícios exclusivos, como acesso a eventos especiais em restaurantes e passeios culturais privados pela cidade.
Já o Salesforce vai ser responsável pela emissão e o processo de venda primária dos NFTs com sua nova plataforma NFT Cloud, um produto que ainda será lançado, mas que vai permitir que marcas criem e vendam NFTs.
O presidente da TIME, Keith Grossman, que também faz parte do conselho de consultores Web3 do Salesforce, contou ao Decrypt que o projeto NFT de Miami é a primeira experiência da TIME em ajudar outras entidades a realizar iniciativas NFTs — e sugeriu que mais projetos podem surgir em breve.
Ele afirmou que os NFTs de Miami têm tudo a ver com dar aos holders a capacidade de desbloquearam experiências únicas.
“A obra de arte irá refletir a enorme diversidade representada na cidade de Miami”, acrescentou Grossman.
Miami já lançou criptomoeda
Assim como o presidente de El Salvador, Nayib Bukele — cuja paixão pelo bitcoin (BTC) é incondicional —, o prefeito Suarez parece inabalado pelo atual mercado de baixa cripto, que fez algumas empresas demitirem seus funcionários e entrar com pedidos de recuperação judicial.
Leia Também
“Vamos continuar implementando essas novas tecnologias para apoiar nossas empresas existentes enquanto atraímos novos [negócios]”, disse Suarez sobre cripto e NFTs em um comunicado.
O gabinete de Suarez não respondeu ao pedido por comentários do Decrypt.
Os NFTs de Miami — cuja previsão de lançamento é para dezembro, após a migração do Ethereum para o proof of stake (ou PoS) — não são a primeira iniciativa da cidade que envolve cripto e Web3. Suarez lançou MiamiCoin (MIA), uma altcoin que a cidade iria armazenar em uma carteira e que outros poderiam comprar, em agosto de 2021.
Gerou uma receita de cerca de US$ 8 milhões para a cidade em apenas dois meses, mas agora despencou 98,9% de seu recorde, de acordo com o CoinMarketCap.
Desde então, Miami bloqueou ou fez o staking de grande parte de seus tokens MIA para obter um retorno em bitcoin e compartilhou planos de premiar uma quantia indefinida de retorno para moradores da cidade.
De altcoins a NFTs, parece que Miami não vai abrir mão das criptomoedas tão cedo.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!