Bandeira da Inglaterra
Shutterstock

À medida que autoridades globais continuam se esforçando para entender como regulamentar criptomoedas, a Comissão de Direito do Reino Unido propôs mudanças para esclarecer a forma como leis sobre propriedade se aplicam a ativos digitais na Inglaterra e no País de Gales.

A comissão que existe há 57 anos alega que ativos digitais, como “criptotokens” e tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) — que são tokens exclusivos e desenvolvidos em blockchain que representam propriedade — têm um papel cada vez mais importante na sociedade moderna.

Publicidade

“Ativos digitais, como NFTs e outro ‘criptotokens’ evoluíram e proliferaram a uma velocidade maior, então é vital que nossas leis sejam adaptáveis o suficiente para conseguirem acomodá-los”, explicou a professora Sarah Green, a comissariada de Comércio e “Common Law” — o sistema jurídico da Inglaterra —, em um comunicado.

De acordo com uma publicação da Comissão de Direito, o governo britânico encarregou o órgão de revisar a lei para garantir que esta possa abranger ativos digitais conforme continuam evoluindo e se expandindo como reservas de valor, formas de pagamento, investimentos ou títulos de dívida.

Para fortalecer essa abordagem, a agência sugere reconhecer uma nova categoria de propriedade pessoal chamada “objetos de dados”.

“Concluímos, provisoriamente, que criptotokens correspondem ao nosso critério proposto de objetos de dados e são objetos adequados de direitos de propriedade”, explicou a comissão.

Dentre as consequências dessa classificação está a possibilidade de conceder adjudicações ou multas com criptomoedas.

“Concluímos, provisoriamente, que existe uma situação discutível para uma reforma legislativa e fornecer ao tribunal o poder de obter uma medida judicial (geralmente denominada em dinheiro) denominada em determinados criptotokens em determinados casos.”

Publicidade

A comissão afirma que novas propostas visam apresentar um maior reconhecimento e mais proteções jurídicas para ativos digitais, permitindo que uma ampla variedade de pessoas e empresas interajam on-line e se beneficiem com esses elementos.

“Embora a lei da Inglaterra e de Gales tenha avançado para contemplar o surgimento de novas tecnologias, a comissão alega que existem diversos novos setores que precisam de uma reforma legislativa, para reconhecer e proteger o direito dos usuários e maximizar o potencial dos ativos digitais”, afirmou.

Como a lei se aplica ao mundo das criptomoedas?

A comissão agora busca por feedback de especialistas em tecnologia e usuários para ajudá-la a avaliar como leis existentes de propriedade móvel se aplicam a cripto, afirmando que a natureza não tangível de ativos digitais é o motivo pelo qual muitos não se encaixam nas definições atuais de leis de propriedade privada.

A nova proposta reconhece explicitamente “objetos de dados” como uma categoria de propriedade móvel pela lei, opções de como o governo pode desenvolver essa propriedade específica, a lei em relação à propriedade e ao controle e a lei em relação a transferências e transações envolvendo ativos digitais.

Publicidade

“É importante que foquemos no desenvolvimento das bases jurídicas de direito para apoiar essas tecnologias em ascensão, em vez de nos apressarmos e impor estruturas que podem prejudicar seu desenvolvimento”, continuou Green. “Ao esclarecer a lei, a Inglaterra e Gales podem colher os possíveis benefícios e se posicionar como um núcleo global para ativos digitais.”

Em um caso isolado, um tribunal britânico decidiu que pessoas e entidades agora podem intimar documentos jurídicos via NFTs, demonstrando uma iniciativa em aderir à tecnologia blockchain.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Beefund: Exchange remove Beeb 2.0 e assume que projeto “prejudica” usuários

Beefund: Exchange remove Beeb 2.0 e assume que projeto “prejudica” usuários

“Para proteger os direitos dos usuários, decidimos não oferecer mais suporte ao token BEEB e colocá-lo sob observação”, disse a SuperEx
Imagem da matéria: Elon Musk elogia taxa de inflação da Dogecoin: “É um recurso, não um bug”

Elon Musk elogia taxa de inflação da Dogecoin: “É um recurso, não um bug”

Elon Musk disse que função que limita oferta da Dogecoin funciona a favor da memecoin
Imagem da matéria: A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

A indústria das criptomoedas se despede de Gary Gensler — exatamente como poderia se esperar

Anúncio da renúncia do presidente da SEC foi recebido com um suspiro de alívio no Crypto Twitter, junto com uma série de memes de zombaria
Logo da SEC dos EUA

Gary Gensler está deixando a SEC, mas executivo da Robinhood não quer o cargo

Diretor jurídico da Robinhood, Dan Gallagher, não está interessado em assumir o cargo de próximo presidente da SEC