O empresário Francisley Valdevino da Silva – dono da Rental Coins e também conhecido como “Sheik” das criptomoedas – foi sócio do pastor Silas Malafaia em uma outra empresa, voltada para o público cristão. A informação foi divulgada em reportagem do jornal O Globo publicada na terça-feira (28).
Francisley é mais conhecido como Francis Silva e ficou famoso após Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa, ter entrado na Justiça acusando a Rental Coins de ser uma pirâmide financeira e ter lhe causado prejuízo de R$ 1,2 milhão, como mostra matéria do portal Metrópoles.
Agora, segundo a reportagem do jornal O Globo, a parceria com Malafaia foi para a criação da AlvoX. O objetivo da empresa seria fornecer a base tecnológia para cristãos que querem abrir o próprio negócio.
Ao jornal, Malafaia disse que desfez o negócio assim que soube dos problemas de Francis no mundo das criptomoedas.
“Quando começamos, ele não estava devendo a ninguém. Quando começou o rumor, pulei fora. Não misturo igreja com negócios. Nunca indiquei os bitcoins para ninguém da minha família ou da igreja”, disse o pastor.
Leia Também
MP está investigando Rental Coins
Em março deste ano o Ministério Público do Paraná divulgou que estava investigando a Rental Coins por conta das reiteradas queixas de clientes por saques travados e bloqueio de dinheiro. De acordo com O Globo, a companhia prometia alugar criptomoedas dos investidores em troca de um retorno de até 5% ao mês, e devolver os tokens após um ano de contrato.
Em entrevista à TV Record, Francis Silva disse que desde o final do ano passado a empresa vem passando por uma reestruturação e auditoria e esse é o motivo dos problemas nos saques. O dono da companhia garantiu que todos irão receber o dinheiro de volta.
No dia 18 de fevereiro explodiu o número de queixas no site Reclame Aqui contra a Rental Coins. Em único dia, foram 40 reclamações de não pagamento de quantias acordadas.
A empresa admitiu o calote e respondeu para seus consumidores com a mesma mensagem genérica: “Sabemos o quanto é desconfortável passar por esse tipo de experiência, por isso nos desculpamos. Identificamos em nosso sistema a sua pendência e informamos que trabalharemos para resolvê-la o mais rápido possível. Iremos lhe enviar uma mensagem via WhatsApp com informações mais detalhadas. Atenciosamente, Equipe Rental Coins”.
Nessa mesma época, a cantora e ex-participante do Big Brother Brasil, Gabi Martins, fez propaganda em suas redes sociais da Rental Coins. Na ocasião, Gabi divulgou que o investidor João Souza iria distribuir dez prêmios de R$ 10 mil cada. Segundo ela, não se tratava de sorteio. João iria escolher os dez melhores relatos sobre a importância do investimento, sem fornecer outras critérios menos vagos.