Logo da criptomoeda Ethereum com fundo preto
(Foto: Shutterstock)

A tão aguardada transição do consenso de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS) na rede Ethereum ficou mais próxima nesta quarta-feira (8) com a realização bem-sucedida da fusão (“merge”) para a camada de consenso — Ethereum 2.0 — na rede de testes Ropsten.

O sucesso nessa fase de testes é um passo fundamental antes da transição do Ethereum para o sistema proof-of-stake, previsto para acontecer em agosto deste ano.

Publicidade

Até lá, os desenvolvedores realizam todos os testes possíveis antes da implementação final da atualização na rede principal do Ethereum.

A rede de testes é uma versão idêntica da rede principal utilizada para testar melhorias antes de sua lançamento oficial. Nela, os tokens não são verdadeiros, de tal forma que nenhum usuário é prejudicado caso aconteça algum problema técnico.

Basicamente, a rede de testes Ropsten fornece aos desenvolvedores uma prévia de como será o futuro do Ethereum com o mecanismo PoS.

Teste bem-sucedido

Um dos principais desenvolvedores do Ethereum, Tim Beiko, comemorou no Twitter a fusão bem-sucedida realizada hoje na testnet Ropsten e disse que já havia “algumas transações incluídas nos blocos pós-merge da Ropsten.

Publicidade

Ele acrescentou em um comentário que “algumas propostas nos blocos não foram identificadas, mas nada que não possa ser resolvido pelos desenvolvedores de alto perfil da rede — os chamados ‘AllCoreDevs’ — na sexta-feira (10). 

https://twitter.com/TimBeiko/status/1534568861319671808

O processo que vai culminar na chegada do Ethereum 2.0 está em andamento há alguns anos e os diversos atrasos frustram parte da comunidade e investidores.

Apesar disso, é preciso lembrar que há muito em jogo com a maior atualização da história do Ethereum e possível maior acontecimento da indústria cripto em 2022.

A expectativa é que o novo modelo PoS solucione alguns dos maiores problemas do Ethereum, como os altos custos de transação e a capacidade de escalabilidade da rede.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Projeto para soluções do sistema carcerário via blockchain vence hackathon na Ethereum Rio

Freedom Chains visa que todo tipo de comportamento do preso seja registrado on chain para evitar corrupção ou injustiças
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Imagem da matéria: Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Integrar as dezenas de redes de segunda camada é o próximo grande passo, tanto para programadores quanto usuários finais
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15