Imagem da matéria: 2021 foi o grande ano dos NFTs, segundo estudo da Nansen
Foto: Shutterstock

Em muitos aspectos, 2021 foi um grande ano para as criptomoedas, apoiadas pelo crescimento no setor de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês), de acordo com um estudo da plataforma de análise cripto Nansen.

Segundo o “State of Crypto Industry Report 2021” da Nansen, até o fim do ano passado, o volume total de vendas no setor NFT ultrapassou impressionantes 4,6 milhões de ETH (ou US$ 17 bilhões) com dois grandes auges em maio e agosto.

Publicidade

O auge em agosto foi particularmente forte, provocado pela febre em torno do Mutant Ape Yacht Club, derivado do Bored Ape Yacht Club. Resultou em um auge inédito acima de 132 mil ETH (mais de US$ 422 milhões) em volumes combinados de negociação em um único dia, em 29 de agosto.

Foi apenas alguns dos fatores para o crescimento da indústria NFT ao longo do ano, disse Alex Svanevik, CEO da Nansen, ao Decrypt.

“É difícil escolher um evento individual que criou a onda NFT”, disse.

“Foi o pioneirismo do Axie Infinity no ‘play-to-earn’? Ou OpenSea ter se tornado em um gigante mercado para a negociação de JPEGs? Ou talvez Bored Apes terem feito celebridades entrarem na tendência dos primatas? Realmente foi um movimento com diversos projetos desempenhando um papel importante.”

“Em vez de convencer pessoas a comprarem bitcoin com base na economia austríaca, descobrimos que adquirir JPEGs de animais em desenho pode ser uma estratégia melhor”, afirma o relatório.

Publicidade

Ethereum possui ainda mais competição

O explosivo crescimento dos NFTs no último ano foi ilustrado pela alta no uso de gas pelo principal mercado NFT, OpenSea.

Segundo a Nansen, em setembro e outubro, se tornou o único projeto a exceder o uso de gas para a principal corretora descentralizada (ou DEX) do mercado, Uniswap.

O processo de criar, ou emitir, NFTs ainda acontece bastante no Ethereum, ou seja, criadores NFT lidam com os custos associados.

De acordo com o relatório, o Ethereum continua sendo a maior plataforma de contratos autônomos em termos de capitalização de mercado e valor total bloqueado (ou TVL) entre aplicações descentralizadas (ou dapps).

Publicidade

No entanto, altos preços de gas, que dispararam ao longo do último ano, abriram “oportunidades para que soluções de primeira e segunda camadas florescessem como a tão necessária solução escalável”.

Conforme outras blockchains oferecem alternativas mais baratas, bem como compatibilidade com o Ethereum Virtual Machine (ou EVM), a implementação de contratos na blockchain Ethereum disparou no segundo semestre de 2021 (de 2,7 milhões de contratos implementados em junho para apenas 300 mil em outubro).

Ao mesmo tempo, contratos inteligentes implementados no Polygon, um protocolo de interoperabilidade e escalabilidade para a criação de blockchains compatíveis com o Ethereum e soluções de escalabilidade em segunda camada, ultrapassaram o Ethereum em até 26.000%.

Implementação de contratos na Ethereum vs. Polygon com Proporção (Imagem: Nansen)

Outros grandes adversários do Ethereum incluem Binance Smart Chain (ou BSC) que, ao longo do ano, tinha o maior número de endereços diários ativos entre todos as blockchains de primeira camada, e Fantom, uma blockchain proof of stake (ou PoS) que visa solucionar problemas de escalabilidade como o custo de transações, a taxa de processamento e o tempo para a finalização de transações.

NFTs de celebridades

Embora NFTs tenham se tornado muito populares entre celebridades, conforme muitas delas usaram artes digitais como suas fotos de perfil nas redes sociais, Nansen afirma que nem todas as suas aquisições eram genuínas, pois muitos projetos enviaram NFTs a carteiras de celebridades para se autopromoverem.

Publicidade

Por exemplo, após filtrar transações da carteira de Stephen Curry, estrela da Associação Nacional de Basquete (ou NBA), Nansen descobriu que apenas dez dos 1.011 NFTs na carteira associados à estrela do basquete eram aquisições genuínas.

NFTs também se tornaram populares como fotos de perfil nas redes sociais. Celebridades, como Jay-Z, Reese Witherspoon, Snoop Dogg e Stephen Curry, se dispuseram a usar NFTs como suas fotos de perfil no Twitter (Imagem: Nansen)

Ainda assim, conforme o mercado amadureceu, projetos NFTs com boa reputação e alta liquidez se tornaram commodities valiosas, algo que fez a Nansen apresentar o índice NFT Bluechip Index, uma cesta das 20 coleções NFT mais valiosas e líquidas, incluindo os icônicos CryptoPunks e Bored Ape Yacht Club.

O crescimento do metaverso

De acordo com a Nansen, os temas que foram grandes em 2021 vão se fortalecer ainda mais este ano. Porém, “ganhadores irão surgir com base na qualidade e no número de dapps”, com baixas taxas e poucos atrasos de saque para ter um papel fundamental no caminho do sucesso.

A empresa acrescentou que, embora NFTs tenham “atingido uma inovação geral” em 2021, indicadores prévios também mostram uma crescente tendência de investimento no metaverso e na utilidade de jogos.

“Multichain, DeFi [Finanças Descentralizadas] e NFTs estão aqui para ficar. Em particular, NFTs já começaram o ano fortes e apenas arranhamos a superfície sobre seu potencial nos jogos, na arte e nas redes sociais”, disse Svanevik ao Decrypt.

A singapurense Nansen oferece a investidores e traders uma rede de painéis e alertas em tempo real com foco em áreas como DeFi e NFTs.

Publicidade

Por meio de sua plataforma Smart Money, Nansen permite que clientes realizem auditorias, descubram novas oportunidades e tomem decisões estratégicas de portfólio.

Atualmente, Nansen acompanha Ethereum (ETH), Polygon (MATIC), Binance Smart Chain (BSC), Fantom (FTM), Avalanche (AVAX), Arbitrum e Celo (CELO). A previsão é que uma integração com o Solana (SOL) aconteça nas próximas semanas.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
Cachorro Shiba Inu que inspitou Dogecoin

Kabosu, a cachorrinha que inspirou a Dogecoin, falece aos 18 anos

Kabosu sofria de doença crônica e já era muito idosa; segundo sua dona, a cachorrinha “faleceu silenciosamente”
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO