Imagem da matéria: Zona econômica de Honduras adota Bitcoin como unidade de conta; entenda
Foto: Shutterstock

A zona econômica Próspera, em Honduras, reconheceu oficialmente o Bitcoin (BTC) como unidade de conta. Ou seja, a criptomoeda agora poderá servir como base de cálculo de tributos e transações, além de ser usada como pagamento na região.

O anúncio foi feito em 5 de janeiro pelo gerente interino e comissário tributário da região, Jorge Colindres, que descreveu as condições sob as quais as entidades legais podem adotar o Bitcoin como sua unidade de conta.

Publicidade

“A Próspera ZEDE reconhece o direito de entidades legais residentes organizadas ou registradas sob a autoridade do Estatuto de Registro de Entidade Prospero para usar o Bitcoin (BTC) como sua respectiva unidade de conta, no sentido da unidade monetária ou medida de valor em termos dos quais suas contas são mantidas e os valores declarados”, afirma o comunicado.

A Próspera é uma ZEDE, Zona de Emprego e Desenvolvimento Econômico, uma área que possui certa autonomia em relação ao governo de Honduras. Portanto, essa decisão não é aplicada a todo o país.

Criada em 2020 na ilha Roatan, a Próspera espera atrair US$ 500 milhões em capital estrangeiro e criar 10 mil empregos diretos até 2025. Segundo Colindres, até agora, a região já viu a entrada de US$ 100 milhões e a criação de 1.200 empregos.

Nas redes sociais, Colindres reforçou que a zona econômica acredita “no direito à liberdade financeira e à liberdade monetária”. As pessoas devem ser livres para realizar transações, fazer a sua contabilidade e declarar impostos na moeda da sua livre escolha”, disse ele.

Publicidade

Segundo a nota da Próspera, as entidades interessadas em adotar o Bitcoin devem registrar um aviso ao comissário tributário dentro de 30 dias após o encerramento do período fiscal, escolhendo ainda uma exchange aprovada, como Kraken ou Coinbase.

Pagamento de impostos com Bitcoin

Até a implementação do procedimento final de pagamento de impostos em BTC, os passivos fiscais das entidades eleitas serão determinados em referência ao BTC para fins contábeis internos, mas relatados a Próspera ZEDE em dólares americanos ou na moeda local Lempira.

Após a implementação do procedimento final de pagamento de impostos em BTC, os passivos fiscais serão relatados na criptomoeda e as entidades pagarão o valor correspondente à Próspera ZEDE em Bitcoin.

Recentemente aumentaram os rumores de que Honduras poderia seguir os passos de El Salvador e adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, o que não aconteceu. Em 2022, o Banco Central do país já havia rejeitado a ideia de adotar o BTC, inclusive fazendo um alerta na época contra o uso de criptomoedas em cenários de pagamento, enfatizando a falta de apoio legal para essas transações.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Site que distribuiu bilhões em Bitcoin de graça em 2010 volta à ativa

Ideia é que site distribua pequenas quantidades de Bitcoin para usuários que completarem tarefas simples de CAPTCHA
moedas sob notas de dólar

Credor de criptomoedas Nexo retorna aos EUA citando políticas favoráveis às criptos de Trump

Empresa saiu dos EUA em 2022 após fracassar nas negociações com reguladores estaduais e federais sobre seu produto de rendimento de juros
Evento criptomoedas Token2049 Dubai

BlackRock ressalta “força total” dos ETFs e Goldman Sachs aponta futuro promissor para setor de criptomoedas

Durante a conferência, em Dubai, os executivos das gigantes das finanças destacaram o papel dos ETFs e a importância da regulamentação para impulsionar a indústria cripto
logo da blackrock e bitcoin fundem

ETF de Bitcoin ultrapassa maior ETF de ouro do mundo em captação no ano

ETF da BlackRock, IBIT, superou pela primeira vez o ETF de ouro da SPDR Gold Trust (GLD) em entradas acumuladas no ano