O conhecido trader de bitcoin Tone Vays, que atua no mercado desde 2013, não tem mais canal no Youtube. Os conteúdos foram removidos do ar nesta quinta-feira uma hora depois do primeiro aviso e meia hora depois dele enviar a defesa. O canal tinha 90 mil inscritos.
Vays postou o aviso de notificação no qual é informado que foi denunciado por produzir algum tipo de conteúdo impróprio e que a equipe da empresa controlada pelo Google havia analisado o caso e decidido encerrar a conta.
“Fique ciente de que você está proibido de acessar, possuir e criar qualquer outra conta no YouTube”, diz o aviso.
O trader de bitcoin obviamente não gostou: “Por um único aviso de um só vídeo, o canal inteiro foi tirado do ar pelo Youtube?”
O vídeo não está mais no ar, mas no print que Vays postou no Twitter aviso é sobre um conteúdo no qual ele fala sobre a valorização do bitcoin e questiona a lenta recuperação da S&P 500 (Dow Jones).
Na mesma rede social, ele marcou a CEO do Youtube, Susan Wojciki, na esperança de acelerar a resolução do problema. “Pelo menos quero saber por que eu fui banido”, escreveu.
Já existe uma pressão para que o canal seja restabelecido, mas até a publicação desta reportagem o canal continuava fora do ar.
Youtube na caça
No Brasil, algo parecido vem acontecendo, incluindo alguns excessos. A empresa do Google baniu o canal de um analista da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil que era mantido desde 2014.
No fim do ano passado, vários youtubers que publicam sobre bitcoin e outras criptomoedas também tiveram problemas semelhantes. Canais como o de Ivan On Tech e Chris Dunn, por exemplo, que possuíam mais de 200 mil seguidores, foram eliminados.
No Brasil, o canal Bitnada foi um dos afetados, enquanto outros ficaram apreensivos devido a strikes (avisos) da plataforma.
Dentre eles, CryptoTchaps, Playnegócios e Étopasaber. Em janeiro, o Canal Dinheiro foi afetado e o youtuber Marcos Eduardo Rui Costa teve que recomeçar do zero em um antigo canal.
- Leia também: “Usem criptomoedas!”, diz guru do mercado financeiro Nassim Taleb após confisco no Líbano
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br