Imagem da matéria: Wikipédia bate recorde diário de acessos durante crise do coronavírus
Enciclopédia livre teve mais de 650 milhões de acessos no domingo (Foto: Shuttestock)

A Wikipédia, maior enciclopédia online do mundo, bateu o recorde em acessos diários no domingo (29) desde o lançamento, em 2001. Conforme a plataforma, foram 650 milhões de views em apenas um dia nas mais diferentes línguas.

Também entrou na contagem os parceiros da fundação, que vão desde livros gratuitos até um acervo de mais de 47 milhões de fotografias, vídeos e áudios.

Publicidade

Pelo Twitter, a Wikipedia afirmou que três dos tópicos mais buscados tinham relação com uma série do Netflix chamada A Máfia dos Tigres.

O verbete sobre o protagonista do documentário ‘Joe Exotic’ foi o segundo mais acessado, atrás apenas do sobre coronavírus. A lista divulgada traz os seis tópicos — três ligados ao covid-19, três ligados ao Netflix — todos em inglês:

1) 2019–20 coronavirus pandemic;

2) Joe Exotic (personagem principal da série);

3) Tiger King: Murder, Mayhem and Madness (nome em inglês do seriado);

4) Joe Diffie, cantor de música country morto em decorrência do coronavírus;

5) 2020 coronavirus pandemic in India;

6) Carole Baskin (personagem do seriado);

Não há informações sobre o volume de acesso para cada verbete.

Problemas da Wikipédia

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue sem fins lucrativos. Ela possui mais de 51 milhões de artigos em quase dos os idiomas do mundo. Em português, são mais de um milhão de verbetes.

Ela é amplamente usada, embora possa trazer diversos erros dentro, dado que na maioria dos tópicos qualquer pessoa pode editá-los. O comentarista Nelson Motta chegou a comentar ao vivo na televisão que a cantora Marina Lima era nascida no Piauí. Ele pegou a informação da Wikipedia, embora fosse falsa.

Publicidade

A criador da enciclopédia multilíngue, Jimmy Wales, foi um crítico do mercado de criptomoedas, que chegou a classificar como bolha em 2018. No mesmo ano, a Wikipédia deixou de aceitar doações em bitcoin como vinha fazendo desde 2014.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Fundos cripto do Brasil captam mais R$ 1,5 mi e chegam a 21ª semana consecutiva de entradas

Vindo de uma grande sequência de captação, fundos de criptomoedas do Brasil estão em 3º lugar no ranking global, atrás apenas dos EUA e Hong Kong
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”