Wall Street Teme que Contratos Futuros de Bitcoin Desestabilizem a Economia

Imagem da matéria: Wall Street Teme que Contratos Futuros de Bitcoin Desestabilizem a Economia

Foto: Shutterstock

Wall Street não está feliz com um mercado de futuros de criptomoedas que poderá ser aberto antes do natal deste ano, e alguns dos maiores nomes do setor expressam suas preocupações.

Wall Street exige uma regulamentação para separar criptos

“Esta carta é para solicitar que a Comissão de Negociação de Contratos  [CFTC] exija que qualquer organização de compensação que deseje liquidar qualquer criptomoeda ou derivado, que o faça em um sistema de compensação separado e isolado de outros produtos”, escreveu o presidente do Interactive Brokers (IB), Thomas Peterffy.

Publicidade

O IB é um dos principais fornecedores de derivativos e serviços de compensação de Wall Street. A carta foi publicada em 14 de novembro de 2017 como uma propaganda no Wall Street Journal.

Relatórios amplamente divulgados mostram a bolsa de Chicago lançando futuros de bitcoin dentro de algumas semanas do final deste ano. A notícia foi recebida com um otimismo cauteloso entre usuários de bitcoin, mas, evidentemente, nem todos na indústria tradicional estão animados com os contratos futuros.

A propaganda ocupava uma página inteiro no jornal e apontou para o presidente da CFTC, J. Christopher Giancarlo, advertindo nada menos de que o destino dos mercados de capitais está em jogo. O Sr. Peterffy disse que era melhor isolar os futuros de bitcoin em vez de arriscar a possibilidade de “desestabilizar a economia real”.

A CFTC supervisiona derivativos e futuros, e é o regulador natural, em última instância, dos contratos futuros de criptomoedas.

Criptomoedas ainda não estão maduras

A carta continua, se a CME juntar as criptomoedas com outros produtos, então um grande movimento no preço das criptomoedas que desestabiliza os responsáveis pela liquidação, desestabilizará a própria organização de compensação e sua capacidade de satisfazer sua obrigação fundamental de pagar os vencedores e coletar dos perdedores sobre os outros produtos na mesma bancada”.

Publicidade

“Criptomoedas não tem um mercado subjacente maduro, regulamentado e testado”, o Peterffy continuou. “Os produtos e seus mercados existem há menos de 10 anos e têm pouca ou nenhuma relação com qualquer circunstância econômica ou realidade no mundo”.

Indubitavelmente, aqui o magnata dos derivativos se refere ao alto e ao baixo, e mais rápido, do preço do bitcoin. Para muitos tradicionais, tal volatilidade viola quase todas as precedências históricas, não importa a tecnologia ou outros debates sobre criptomoedas.

Leia Também: CME Group Planeja Impor Limites na Volatilidade da Negociação de Futuros de Bitcoin

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/