Volatilidade da Dogecoin desaba e memecoin agora flutua menos que Bitcoin

Nos últimos 30 dias, a volatilidade da Dogecoin atingiu a marca de 30% e a do Bitcoin 35%
Imagem da matéria: Volatilidade da Dogecoin desaba e memecoin agora flutua menos que Bitcoin

(Foto: Shutterstock)

Dogecoin (DOGE), a maior criptomoeda meme em valor de mercado, registrou uma queda de volatilidade tão forte que agora o preço da moeda está mais estável que o do próprio Bitcoin (BTC).

Dados do TradingView compilados pelo site CoinDesk mostram que a volatilidade realizada em 30 dias da DOGE está hoje em 30%, enquanto a maior criptomoeda do mundo apresenta uma volatilidade de 35%.

Publicidade

Bitcoin vs Dogecoin

É comum pensar que a Dogecoin, por ser uma memecoin e ter um histórico mais curto, tende a ser muito mais volátil que o Bitcoin, conhecido por ser a primeira moeda digital do mundo e com um mercado muito mais maduro, que atraiu inclusive os investidores institucionais.

De toda forma, o investidor deve manter o cuidado. Apesar de ser curioso o dado sobre a volatilidade, ele não necessariamente indica que a DOGE está mais madura, mas sim que existe menos interesse pelo ativo no mercado, o que faz com que seu preço varie menos conforme as negociações diminuem.

Para se ter uma ideia, a taxa de dominância do Bitcoin subiu este ano de 40% para 50%, o que mostra a força da criptomoeda líder. Enquanto isso, o desempenho em 2023 também é pró-Bitcoin, que já subiu cerca de 60%, ao passo que a Dogecoin acumula perdas de mais de 12% desde janeiro.

Além disso, é importante ressaltar que a atividade como um todo no mercado cripto caiu este ano, com os volumes de negociação no mercado à vista atingindo a mínima em quatro anos, para US$ 475 bilhões em agosto.