Ilustração mostra criptomoedas em 3D flutuando acima de um globo conectado via blockchain
Foto: Shutetrstock

Os ativos digitais são cada vez mais populares no mercado, mas existem muitos tipos diferentes e é fácil se confundir entre eles. 

Neste artigo, quero compartilhar com vocês a diferença entre criptomoedas, tokens e tokens de ativos – três subcategorias específicas de ativos digitais que podem causar confusão para quem está começando no universo cripto.

Publicidade

Antes de tudo, é importante entender o que são ativos digitais. Eles são ativos intangíveis que são criados, negociados e armazenados de forma digital. Criptomoedas e tokens são tipos de ativos digitais que utilizam técnicas avançadas de criptografia para garantir sua autenticidade e evitar fraudes.

E por que tantas pessoas misturam as coisas? 

A resposta é simples: algumas criptomoedas também são chamadas de tokens. E esses tokens são mais parecidos com criptomoedas do que com os Tokens de Ativos.

Vou explicar!

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são ativos nativos de uma rede blockchain e podem ser usadas como meio de transação e armazenamento de valor. 

Elas são descentralizadas e emitidas diretamente pelo protocolo blockchain em que estão executando, não por bancos ou governos específicos. 

Além disso, as criptomoedas podem ser usadas para pagar taxas de transação na rede e incentivar os usuários a manter a rede da criptomoeda segura.

Publicidade

O que são tokens? 

Os tokens, por sua vez, são unidades de valor que organizações ou projetos baseados em blockchain desenvolvem em cima de redes blockchain existentes. 

Eles são criados por plataformas que se baseiam nessas blockchains e podem ser usados para uma variedade de propósitos, como recompensar usuários com taxas e vantagens, oferecer participação em empresas, acesso a serviços específicos e muito mais.

O que são tokens de ativos?

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) lançou um parecer acerca dos criptoativos e os dividiu em três categorias:

Os Tokens de Ativos representam exatamente aqueles lastreados (ou referenciados) em ativos reais!

Dessa maneira, é uma operação financeira, um documento de crédito, um certificado de imóvel ou quaisquer outras milhões de possibilidades que são trazidas do mundo real para a infraestrutura blockchain.

Por isso, diferente dos tokens e criptomoedas, os tokens de ativos são mais ligados a instituições financeiras ou instituições do mundo off-chain.

Publicidade

Além disso, é muito comum encontrarmos Tokens de Ativos que não apresentam volatilidade, ou seja, que na hora da compra ou investimento, você sabe exatamente quando e o quanto vai receber.

Isso é principalmente verdade para os Tokens de Recebíveis ou Tokens de Renda Fixa, que podem funcionar como um investimento pré-fixado já muito conhecido pelos brasileiros.

Porém, como qualquer coisa pode ser tokenizada, existem casos com volatilidade.

Dessa maneira, é sempre importante entender o que e como funciona o lastro do token de ativo que você está comprando. 

Qual a diferença entre criptomoedas e tokens?

Seguindo a imagem acima do Parecer da CVM, as criptomoedas entram na categoria de “Token de Pagamento” e algumas delas são chamadas de tokens, porque não são nativas da blockchain.

A principal diferença entre tokens e criptomoedas é que as criptomoedas são nativas e funcionam em sua própria rede blockchain, enquanto os tokens funcionam na rede blockchain de uma criptomoeda existente. 

Publicidade

Além disso, as criptomoedas e os (payment) tokens geralmente podem ser usados para substituir o dinheiro físico, enquanto os tokens de ativos podem representar diversos tipos de ativos, como participações em empresas, valores mobiliários, tokens de antecipação de recebíveis, entre outros.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer a diferença entre criptomoedas, tokens e tokens de ativos.

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Toncoin (TON) valoriza  40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Toncoin (TON) valoriza 40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Uma possível IPO do Telegram contribuiu para o recente aumento no preço do TON, fortalecendo sua posição entre os maiores tokens do mercado
Imagem da matéria: Coleção de NFTs Bored Ape atinge o preço mais baixo desde 2021

Coleção de NFTs Bored Ape atinge o preço mais baixo desde 2021

O preço mínimo dos NFTs Bored Ape caiu para 10,9 Ether (cerca de US$ 34.000) um valor 90% abaixo do que valia em abril de 2022
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

CZ está em “situação positiva” nos EUA, afirma cofundadora da Binance

O julgamento da sentença de Changpeng Zhao está agendado para o próximo dia 30
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes