Imagem da matéria: Vitalik Buterin está ajudando a construir nova proposta de staking para Dogecoin
Foto: Shutterstock

A Dogecoin Foundation, uma organização focada no desenvolvimento da criptomoeda meme, divulgou na quinta-feira (23) um mapa de melhorias que estão sendo feitas no projeto e revelou a próxima relação de Vitalik Buterin neste processo.

De acordo com o roadmap, o criador do Ethereum está trabalhando na elaboração de uma proposta de ‘staking de comunidade’ baseado numa versão prova de participação (PoS) da Dogecoin.

Publicidade

Segundo a fundação, essa proposta “permitirá que todos, não apenas os grandes players, sejam recompensados por sua contribuição em administrar a rede”, ao mesmo tempo que o staking se torna uma forma de retribuir à comunidade como um todo por meio de apoio a causas beneficentes. 

Na prática, a proposta defende que os usuários possam bloquear DOGE em staking no futuro para obter tokens extras como recompensa.

Possível troca de consenso da Dogecoin 

A possibilidade da Dogecoin abandonar o seu atual mecanismo de consenso baseado na prova de trabalho (PoW) e migrar para a prova de participação (PoS), seguindo a mesma direção que o Ethereum toma na sua versão 2.0, é uma discussão que ganha cada vez mais força na comunidade.

PoS se tornou um mecanismo com grande adesão no mercado cripto por não consumir tanta energia como a mineração tradicional, ao mesmo tempo que ajuda a resolver problemas de escalabilidade que enfrentam muitas moedas atualmente.

Publicidade

Com a participação direta de Buterin no desenvolvimento da Dogecoin, esse destino parece estar cada vez mais próximo para a meme coin, mesmo que apenas a proposta esteja sendo construída até o momento.

Buterin já defendeu publicamente essa ideia no passado. “Pessoalmente, espero que a doge possa mudar para PoS em breve, talvez usando o código do ethereum. Eu também espero que eles não cancelem a emissão anual de PoW de 5 bilhões de tokens por ano”, tuitou o desenvolvedor três meses atrás.

Na mesma mensagem, ele disse ainda que gostaria de ver a dogecoin criando uma espécie de DAO (organização autônoma descentralizada) para financiar bens públicos globais, algo que na visão de Buterin “se encaixaria bem com o ethos saudável não ganancioso da dogecoin”.

Ross Nicoll, o desenvolvedor líder da Dogecoin Core, é outro grande defensor da proposta. Em setembro, ele disse ao Coindesk que “pessoalmente, adoraria ver o PoS sendo explorado na Dogecoin”, mas que seria preciso convencer muitas pessoas dentro da Dogecoin Foundation para que a transição se concretizasse. 

Publicidade

A fundação que está ajudando a construir o ecossistema da criptomoeda foi restabelecida em agosto deste ano após anos de inatividade. 

Com o seu retorno, Vitalik Buterin passou a fazer parte do quadro de conselheiros da fundação, ao lado de Jared Birchall, representante do Elon Musk, e Billy Markus, o cofundador da criptomoeda.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Justiça ordena que Netflix pague cachê de participante do "Casamento às Cegas" à vítima de pirâmide

Justiça ordena que Netflix pague cachê de participante do “Casamento às Cegas” à vítima de pirâmide

André Romano é acusado de receber altas quantias da Topspin, empresa do mesmo grupo econômico da Canis Majoris, suspeita de ser pirâmide
Imagem da matéria: Trump deve publicar ordem executiva sobre criptomoedas no dia da posse

Trump deve publicar ordem executiva sobre criptomoedas no dia da posse

Trump provavelmente dará continuidade a uma ordem executiva inicial sobre criptoativos com várias diretrizes mais elaboradas que afetam a CFTC, a SEC e o Departamento de Estado
Imagem da matéria: Maior corretora de criptomoedas da Coreia do Sul pode receber sanção severa do governo

Maior corretora de criptomoedas da Coreia do Sul pode receber sanção severa do governo

Órgão regulatório do país asiático afirma que a corretora de criptomoedas Upbit vem descumprindo regras de prevenção à lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: FBI impede sequestro de joalheiro e roubo de US$ 2 milhões em criptomoedas

FBI impede sequestro de joalheiro e roubo de US$ 2 milhões em criptomoedas

Capturas de tela compartilhadas mostravam a vítima confirmando que possuía uma quantidade substancial de criptomoedas