Vitalik Buterin elogia Farcaster e critica Friend.Tech

Criador do Ethereum Vitalik Buterin acredita que Farcaster tem preocupação com boa usabilidade
VitalikButerin Ethereum

Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

O protocolo descentralizado de redes sociais Farcaster é a mais recente obsessão do setor cripto — e, ao contrário de outras redes sociais baseadas em blockchain que surgiram e desapareceram, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, parece acreditar que esta pode ir longe.

Em uma resposta a um post no X na segunda-feira (5) sobre as falhas do Friend.tech, outro app social descentralizado que logo perdeu força após um rápido aumento de atenção, Buterin pareceu considerar essa plataforma como condenada devido à sua abordagem especulativa. 

Publicidade

“O GameFi (algo como a integração de aplicativos de blockchain no setor de jogos para fins de monetização, entre outras coisas) ruim está usando a especulação financeira como um substituto para a diversão — os jogos de blockchain precisam ser divertidos como jogos”, disse Buterin. “Acredito que o mesmo se aplica aos apps de redes sociais cripto.”

Em contraste com o uso da “especulação financeira como um substituto da diversão”, como Buterin aparentemente acredita que o Friend.tech fez, o criador do Ethereum elogiou o Farcaster, bem como o protocolo descentralizado de redes sociais Lens, como produtos que resistirão ao teste do tempo. 

“Registrando uma previsão: o Farcaster e o Lens NÃO serão abandonados em 4 meses ou 1 [ano]”, escreveu Buterin.

O Friend.tech, que permite aos usuários comprar e vender ações dos perfis de seus amigos, explodiu em popularidade no verão passado. Os críticos, no entanto, descartaram-no como um esquema Ponzi que se baseava no impulso especulativo para atrair usuários, a maioria dos quais estava interessada principalmente em obter lucro rápido. 

As preocupações tinham fundamento: poucos meses após os altos e baixos do Friend.tech, a atividade na plataforma sofreu um colapso espetacular. Ela ainda não se recuperou, já que, até o momento, o volume diário de transações no Friend.tech caiu 99,6% em relação aos picos de setembro, de acordo com dados compilados pela Dune.

Publicidade

O ciclo volátil do Friend.tech é semelhante ao de muitos projetos do setor de criptomoedas que se destacam e ganham as manchetes, mas que entram em colapso assim que o interesse especulativo oscila.

O Farcaster, por outro lado, não é movido por incentivos financeiros. É uma rede descentralizada de aplicativos de redes sociais, com os aplicativos Farcaster operando como uma site de rede social padrão — com os benefícios adicionais de privacidade, resistência à censura, menos bots e inovações tecnológicas fáceis de usar.

Uma dessas inovações, o Frames, catapultou a rede para uma popularidade sem precedentes nos últimos dias, permitindo que os usuários realizem diversas funções em um aplicativo de rede social — como jogar, fazer compras on-line e cunhar NFTs — sem precisar sair para um outro site.

Na última semana, graças ao Frames, a atividade dos usuários no Farcaster teve um aumento extraordinário de 1.300%. Esse grau de sucesso já foi (temporariamente) alcançado por outras plataformas sociais on-chain, incluindo o Friend.tech, mas Buterin parece confiante de que essa sequência, pelo menos, não será apenas mais um fogo de palha.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.