Pornhub é um dos maiores sites de conteúdo adulto do mundo
Pornhub é um dos maiores sites de conteúdo adulto do mundo (Foto: Shutterstock)

Na sequência de uma investigação do New York Times que revelou supostos vídeos de estupro e abuso infantil no Pornhub, as empresas de cartão de crédito Mastercard e Visa anunciaram nesta sexta-feira (11) que não processarão mais pagamentos para o site adulto.

Mas o Bitcoin continua sendo uma opção – embora pouco anunciada – para o Pornhub, que já utiliza a criptomoeda desde que o PayPal parou de processar pagamentos para a empresa.

Publicidade

O site começou a aceitar Bitcoin e Litecoin para seu serviço de assinatura premium em setembro; já havia começado a aceitar o Verge (um fork do Dogecoin) em abril de 2018.

Ele também permite que modelos de webcam e outros artistas que fazem upload para o site recebam pagamentos em Tether ou Tron. Como alternativa, eles podem se inscrever para depósito direto por meio de seu banco ou usar o Cosmo Payment. O que eles não podem fazer é usar o PayPal – ele parou de aceitar pagamentos da plataforma em novembro de 2019.

De acordo com o blog do Pornhub, a saída do PayPal precipitou a mudança para a stablecoin USDT.

A Mastercard disse que o movimento para desativar os pagamentos da assinatura do Pornhub Premium é permanente; A mudança da Visa é temporária, dependendo dos resultados de sua própria investigação.

Com Visa e Mastercard fora de cena, isso deixa o Discover e o JCB (Japan Credit Bureau) como opções restantes de cartão de crédito.

Publicidade

(A página de suporte do Pornhub, que trata de questões técnicas e de faturamento, observou que está “recebendo um grande fluxo de consultas”; o Decrypt não conseguiu confirmar perguntas sobre métodos de pagamento.)

Mas o Pornhub tem problemas legais e éticos mais sérios para resolver. Ele diz que está trabalhando para resolver os problemas que levaram às saídas de Visa e Mastercard.

Em 8 de dezembro, atualizou seus termos de serviço e emitiu um comunicado que dizia, em parte: “Sempre estivemos comprometidos em eliminar o conteúdo ilegal, incluindo material não consensual e material de abuso sexual infantil (CSAM).”

Para reprimir, disse que “só permitirá que usuários devidamente identificados façam upload de conteúdo” e que expandiu seus processos de moderação e de report.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
Talvez você queira ler
Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare

Filipinas acusa Binance de operar sem licença no país

Segundo os reguladores, quem promover o acesso à corretora também pode ser responsabilizado criminalmente com multa e prisão
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes