Imagem da matéria: Vídeo: Homem vende pesos argentinos por quilo e dobra o valor das moedas
Sacolas com pesos argentinos que foram vendidor por quilo. Imagem: Reprodução

A inflação na Argentina fez com que o peso cunhado em metal — a moeda propriamente dita — tenha mais valor no mercado de metais do que no comércio em si. Pelo menos é o que comprovou um argentino que vendeu suas moedas a quilo para uma empresa do ramo e obteve mais que o dobro do valor oficial da moeda. Conforme mostra um vídeo que circula em várias redes socais, três sacolas com 17,5 kg de pesos (cerca de $ 4.000) lhe renderam $ 8.750.

“Tínhamos US$ 4000 em moedas, são 17,5 quilos, eles pagam US$ 500 por quilo, são $ 8750 . Conseguimos quase 120% de desempenho em pouco tempo”, disse o homem, ao mesmo tempo em que mostrava o comprovante da negociação. O vídeo, postado à princípio no TikTok, viralizou para outras redes sociais, o que chamou atenção de um dos maiores jornais argentinos, o La Nación, que destacou a fala do homem no título de sua reportagem: “Isso é o que vale o peso argentino”.

Publicidade

O jornal, então, consultou o Banco Central da Argentina (BCRA) e perguntou se o homem poderia ser processado por trocar as moedas daquela forma, se baseando na argentina contra a fé pública, que prevê reclusão ou prisão de um a cinco anos para quem restringir ou alterar moeda com curso legal e quem introduzir, gastar ou colocar em circulação moeda cortada ou alterada.

Como resposta, o jornal recebeu uma nota que esclareceu que as ações da pessoa não implicam em nenhum crime e que não estão estudando para fazer qualquer, pois quem corta ou altera a moeda, tirando-lhe a capacidade de circular, ou quem a destrói, não se trata de um criminoso, mas que é crime se a alteração fosse feita para que a moeda parecesse ter um valor maior do que realmente tem. 

A entidade acrescentou: “A destruição ou derretimento do dinheiro público não é crime. O portador de notas que as cortar ou inutilizar apenas prejudica a si mesmo”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Qual plataforma cria os melhores agentes de IA? Testamos o ChatGPT, Claude, Gemini e mais

Uma comparação prática de cinco plataformas líderes revela qual é a melhor para hospedar seus futuros agentes de IA em cenários do dia a dia
Imagem da matéria: CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

CAPTCHA de Doom transforma segurança online em um desafio de pesadelo de extermínio de demônios

Lançado em 1993 pela id Software, Doom conta a história de um fuzileiro espacial que luta para atravessar uma instalação de pesquisa em Marte