Moeda de Bitcoi sob mapa da América comd estaque para Venezuela
Shutterstock

O governo da Venezuela anunciou a criação de um pool nacional de mineração de bitcoin e criptomoedas e regularizou as normas para a atividade no país. Segundo a Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Relacionadas (Sunacrip), o objetivo é estimular a criação de fazendas de mineração. 

De acordo com a normativa publicada no diário oficial da união local publicado na semana passada, o governo também regulamenta as atividades relativas à utilização, importação, e comercialização de equipamentos de mineração, até mesmo para pequenas peças de reparo.

Publicidade

Além disso, regulamenta o condicionamento de espaços para prestação de serviço de hospedagem de equipamentos, compreendendo a fabricação, montagem, reparo e melhorias, além de fornecer o serviço de mineração digital na nuvem.

Segundo a Sunacrip, o objetivo é planejar, coordenar, promover e executar as atividades de mineração e processos associados, outorgando licenças e certificados de importação, exportação, desenvolvimento, bem como o uso dessas atividades no território nacional.

Conforme explicou o órgão, a fim de promover a criação dos centros de mineração, o minerador de criptomoedas terá suporte técnico e profissional em seus projetos desde o início, inclusive na montagem dos equipamentos.

De acordo com o documento, ficam sujeitas à aplicação das novas regras aqueles que sozinhos ou em equipe pública ou privada domiciliadas em território nacional desenvolvam atividades inerentes à mineração de criptomoedas.

Publicidade

‘Descriminalização’ da mineração de Bitcoin

“Nunca imaginei que eu um dia eu voltaria para onde minha jornada com bitcoin começou”, escreveu no Twitter o usuário Nico. Segundo ele, os os custos de energia são bons demais para serem ignorados.

Ao Portal do Bitcoin, ele disse que a nova política sugere a descriminalização da atividade de mineração. Segundo ele, foi por conta da criminalização do setor que ele deixou a Venezuela em 2017.

“Estarei expandindo minhas operações de mineração de volta à Venezuela. Desejem-me boa sorte”, disse.

De acordo com Nico, a situação política se acalmou o suficiente para sua tomada de decisão. No entanto, ele sabe que corre risco de ter seus equipamentos apreendidos pelas autoridades.

Remessas em criptomoedas

No início do mês, a Sunacrip publicou um ofício de atualização de sua resolução que regulamenta o envio de remessas. Nele, o órgão disserta sobre o aumento na quantidade de criptomoedas que podem ser enviadas como remessas por meio da ‘Pátria’, plataforma do governo da Venezuela.

Publicidade

Segundo o órgão, as remessas em Petro (criptomoeda nacional) passará de 10 PTR para PTR 14 — com autorização excepcional, de até 50 petros. O órgão também liberou a criação de carteiras de Bitcoin (BTC) e Litecoin (LTC).

Venezuela sem internet

A Venezuela tem agora seu primeiro node de bitcoin em satélite capaz de processar transações sem conexão com a Internet. 

O “node espacial” venezuelano foi instalado no país por Anibal Garrido e a equipe da Anibal Cripto. A tecnologia usada é a da Blockstream, pioneira  no tipo de solução com satélites.

A ideia, contudo,  veio da Cryptobuyer, uma startup latino-americana focada em oferecer soluções de pagamento baseadas em criptomoeda.

De acordo com o CEO Jorge Farias, a equipe começou pela Venezuela por causa dos problemas óbvios de conectividade.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda solana com grafico no fundo

VanEck prevê quanto a Solana valerá no final do ano

Com a estimativa da gestora, a capitalização mercado da SOL poderia chegar a US$ 250 bilhões — mais que o dobro do atual
Imagem da matéria: Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

Lucro da Robinhood com criptomoedas aumenta 700% no 4º trimestre

A Robinhood registrou um salto impressionante na receita com cripto, impulsionado em parte pelo renovado interesse dos investidores em ativos digitais
Foto de rosto de Elon Musk

Elon Musk muda nome no X e faz preço de memecoins dispararem; entenda

Elon Musk mudou o nome de sua conta no X para ‘Harry Bōlz’ após defender um seguidor, o que gerou uma onda de memecoins cunhadas na rede Solana
Imagem da matéria: Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Powel participou de audiência no Senado e se comprometeu a nunca permitir uma CBDC enquanto estiver no poder